Temporais: eles voltaram!

09/10/2020 às 12:36
por Redação

Oferecimento
Com o enfraquecimento da massa quente e seca, grandes nuvens voltam a se formar no país trazendo os raios, chuva forte, ventania e granizo.

O temporais são parte da primavera do Brasil, mas as trovoadas, os raios e o barulho da chuva estavam sumidos da  maior parte do país por causa a secura do ar. Calor é que não tem faltado, mas sem umidade não tem nuvem e aí não tem chuva.

 

Mas finalmente uma frente fria teve força para mudar a circulação de vento sobre a América do Sul e romper o bloqueio da massa de ar quente e seco que se instalou pelo país no fim de setembro de 2020.

 

Entre a noite do dia 8 e o fim da manhã do dia 9 de outubro, esta frente fria provocou temporais no Paraná, em São Paulo, no Rio De Janeiro e em áreas do Sul de Minas Gerais. 

 

A cidade de São Paulo amanheceu a sexta-feira debaixo de chuva forte, raios e trovões. Alguns pontos de alagamento se formaram, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências.

 

O que poluição que você respira causa no seu corpo?

 

Fortes pancadas de chuva ainda podem ocorrer até a noite nestes estados. Há risco de granizo e vento forte.

 

Temporal em São Paulo no amanhecer de 9/10/2020

 

 

 

 

 

 

Onda de calor histórica está chegando ao fim

 

No Vale do Rio Doce, mesmo sem frente fria, grandes nuvens se formaram em provocaram até granizo na quinta-feira, 8 de outubro

 

Foto de Carlos Junior Alves, Ladainha (MG)

 

 

Em Poté (MG), a ventania derrubou a cobertura do posto em 8/10/2020.

 

 

 

Foto de Joao Pereira, Poté (MG)

 

No fim de semana, áreas de instabilidade devem se formar em todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste favorecendo pancadas de chuva até em áreas que estão secas há meses. A chuva não será generalizada ainda, mas o calor começa a diminuir.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%