Oferecido por
O grande destaque de outubro de 2020, em relação à observação dos planetas, sem dúvida é Marte, esse belíssimo planeta de cor avermelhada. Isto porque, na madrugada de 06 de outubro de 2020, às 03h 14min 17s ocorreu a menor distância entre Marte e a Terra e na noite de 13 de outubro de 2020, às 20h 25min, Marte estará em oposição, com apenas 0.4192 unidades astronômicas.
Para ver o Marte, o planeta vermelho , com todo o seu esplendor na noite de 13 de outubro, você poderá acompanhar a live do professor Marcos Calil, que começa às 21 horas.
Estados como Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul , além do norte e centro-oeste do Paraná, Distrito Federal e norte de Goiás e o sul do Espírito Santo passam a noite do dia 13 de a madrugada de 14 de outubro com muitas nuvens e condições para chuva, o que vai dificultar a observação dos objetos celestes. Mas nos demais estados brasileiros, mesmo com a presença de algumas nuvens, será possível a observação.
Bons céus, como diz sempre o professor Marcos Calil!
O que significa a oposição de Marte?
É nesta situação de oposição que teremos o melhor momento para a observação do planeta Marte. A noite de 13 de outubro de 2020 é especial porque Marte só estará brilhante assim e em uma posição semelhante a esta somente nos anos de 2033 e 2035!
Na noite que Marte estará em oposição, em 13 de outubro, teremos o maior tempo possível de observação desse planeta. Sendo assim, no momento que o Sol se pôr no horizonte oeste, o planeta Marte nascerá no horizonte leste. Com o avançar das horas, quando for entre 23 horas e meia-noite, Marte estará cruzando a linha meridiana, uma linha imaginária que divide o céu em duas partes iguais, passando pelos pontos cardeais norte e sul, além do zênite.
Isso significa que Marte estará no meio do caminho até ocorrer o seu ocaso. Neste momento, o observador deverá se direcionar para o horizonte norte e olhar para o ponto mais alto do céu, ou seja, observar o zênite. Pouco abaixo do zênite teremos o planeta Marte com seu brilho forte e avermelhado. Por fim, Marte continuará sua trajetória aparente pelo céu e seu ocaso ocorrerá no horizonte oeste, muito próximo do momento que o Sol irá nascer no horizonte leste.
Show de Vênus e da Lua
Enquanto muitas pessoas ainda dormem, outras estão contemplando o céu. Daí, o privilégio de quem deseja madrugar. O planeta Vênus será facilmente observado, pois seu brilho prateado é muito intenso. Além disso, em 13 e 14 de outubro a Lua estará próxima desse planeta, dando um embelezamento ainda maior no céu.
Para 13 de outubro de 2020, podemos iniciar a observação de Vênus e da Lua, cerca de 2 horas antes do nascer do Sol. Mas, prefira contemplar essa bela aproximação entre Vênus e a Lua, por volta de 1 hora antes do nascer do Sol, pois as condições de observações serão mais favoráveis. Com o avançar dos minutos, Vênus e a Lua ganham altura até que o brilho de Vênus será lentamente ofuscado com o surgir dos primeiros raios solares.
Aprenda mais sobre Astronomia
Todas as terças feiras, às 21 horas, o Prof. Marcos Calil entra ao vivo para informar os amantes da Astronomia Observacional sobre quais fenômenos astronômicos observar no céu.
Assista agora o programa para contemplar os diversos fenômenos astronômicos que estão ocorrendo no céu da sua cidade https://www.youtube.com/watch?v=TnHonuJ6rwQ , se inscreva no canal e siga Marcos Calil no Twitter e no Instagram (@MarcosCalil).