Oferecido por
Neste domingo (18), uma frente fria avança entre a costa do Espírito Santo e sul da Bahia e reforça as áreas de instabilidade que já atuavam sobre Minas Gerais, Goiás e sul de Mato Grosso.
A circulação de ventos ainda deixa muita umidade espalhada sobre o o litoral do Rio De Janeiro e de São Paulo, e nuvens carregadas avançam sobre o sul do Rio Grande do Sul. A umidade também aumenta sobre o Amazonas e em áreas do Pará e Tocantins.
Condições do tempo para o dia
O domingo será marcado por sol entre algumas nuvens e pancadas rápidas de chuva no interior do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina.
Com a entrada de ventos úmidos que sopram do mar, pode chover em áreas do Espírito Santo e do norte fluminense. Além disso, o tempo fica nublado, com chuva a qualquer hora do dia, no leste de Minas Gerais e sul e leste da Bahia, inclusive região do Recôncavo Baiano.
No litoral leste do Nordeste, entre Sergipe e Rio Grande do Norte, pode chover de forma passageira. Já na maior parte da Região Centro-Oeste, no centro-norte paulista, sul/oeste e norte de Minas Gerais e em grande parte do Norte do Brasil, as pancadas de chuva se concentram principalmente entre a tarde e a noite.
O litoral paulista, a Zona da Mata Mineira e o sul do Rio de Janeiro ficam com muitas nuvens, mas sem previsão de chuva.
Riscos previstos para o dia
Há risco de temporais, com raios e rajadas de vento, no oeste de Minas Gerais, no sul e sudeste de Goiás no norte de Mato Grosso do Sul. Também pode chover forte no extremo oeste do Amazonas e no Acre.
Com o avanço de áreas de instabilidade, há possibilidade de chuva moderada até o fim do dia no Recôncavo Baiano e no leste da Bahia, incluindo Salvador. A chuva persistente pode causar transtornos nessas áreas.
Por outro lado, a atenção deve ser redobrada para baixa umidade do ar no interior do Nordeste, principalmente no sul do Piauí, oeste de Pernambuco e sul do Ceará.
No litoral norte de São Paulo, na costa fluminense e entre o leste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, pode ventar moderado a forte.