Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mato Grosso do Sul ainda pode ter ventania nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Valdeci Sebastião da Silva, Ivinhema (MS)

4 min de leitura

Oferecido por

 

Vários locais de Mato Grosso do Sul iniciaram a semana com chuva forte e ventania. As intensas rajadas de vento derrubaram árvores e postes e arrancaram coberturas. Na segunda-feira, 26/10/2020, pela medição Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior rajada foi de 95 km/h em Ribas do Rio Pardo. Em Itaporã, uma rajada chegou aos 81 km/h e em Corumbá, aos 78 km/h. 

A chuva mais forte e volumosa ocorreu no sul do estado e o acumulado em 12 horas chegou aos 57,0 mm em Itaquiraí. Em Campo Grande o acumulado foi de 34,4 mm.

 

 

Os temporais foram provocados por nuvens muito carregadas que se espalharam sobre o Mato Grosso do Sul. Além do ar quente e úmido que já estavam sobre o estado, a presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai estimulou ainda mais o crescimento destas nuvens sobre o estado.

 

Semana com risco de temporais

O estado de Mato Grosso do Sul poderá ter mais ventania e chuva forte até o fim desta semana. 

Nesta terça-feira, 27 de outubro, o oeste e sul do estado voltam a ter sol e ficam com tempo firme o dia todo, mas as outras regiões do estado podem ter fortes pancadas de chuva e ventos fortes.

A presença de uma frente fria que avança sobre a Região Sul e a formação de uma ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul vão ajudar a formar nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul.

 

Entre quarta, 28, e sexta-feira, 30 de outubro, as nuvens carregadas e as pancadas de chuva voltam a ocorrer em todas as regiões do estado. Há risco de temporais. Uma nova área de baixa pressão atmosférica vai atuar sobre o Mato Grosso do Sul durante a quinta-feira, 29 de outubro, aumentando o risco de chuva forte e de ventania. Confira o alerta especial de temporais.

 

Rajadas de vento acima dos 70 km/h em 26/10/2020

Em Ribas do Rio Pardo, uma rajada de vento chegou aos 95 km/h, mas muitas rajadas entre 70 km/h a 75 km/h foram observadas em outras áreas de Mato Grosso do Sul. Na capital, Campo Grande, a maior rajada foi de 67 km/h.

 

Confira as rajadas acima de 70 km/h que ocorreram em Mato Grosso do Sul em 26/10/2020, segundo o INMET

 

Ribas do Rio Pardo: 95,0 km/h

Caarapó: 81 km/h

Corumbá: 78 km/h

Itaporã: 75,0 km/h

Ivinhema: 75,0 km/h

Sonora: 75,0 km/h

Aral Moreira: 72 km/h

Angélica: 70,0 km/h

 

 

 

Foto de Valdeci Sebastião da Silva, Ivinhema (MS)

 

 

Volumes de chuva acima de 40 mm em 26/10/2020

As fortes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Mato Grosso do Sul provocaram chuva forte e volumosa principalmente no sul de Mato Grosso do Sul. O maior acumulado em 12 horas durante a segunda-feira, 26 de outubro, chegou aos 57,0 mm em Itaquiraí. 

 

Maiores volumes de chuva acumulado em 12 horas sobre o MS em 26/10/2020 (INMET)

 

Itaquiraí: 57,2 mm

Bonito: 52,6 mm

Ivinhema: 47,0 mm

Ponta Porã: 41,8 mm

Cassilândia: 41,8 mm

Itaporã: 40,0 mm

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias