Semana de ventania no Brasil

27/10/2020 às 19:21
por Redação

Oferecimento
Última semana de outubro de 2020 é com fortes rajadas de vento sobre o país. Saiba o que vai provocar o vento forte.

A última semana de outubro de 2020 é marcada condições meteorológicas favoráveis a ocorrência de intensas rajadas de vento. Na segunda-feira, 26 de outubro, uma rajada chegou aos 95 km/h em Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul. Caarapó, também neste estado, registrou 81 km/h. As medições foram feitas pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. No litoral da Bahia, em Abrolhos, outra rajada chegou aos 82 km/h.

 

Na terça-feira, 27 de outubro, a estação meteorológica do INMET no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, registrou uma rajada de 91 km/h. No oeste da Bahia, uma rajada chegou aos 84 km/h em Barreiras.

 

As intensas rajadas que ocorreram em Mato Grosso do Sul e na Bahia vieram de nuvens cumulonimbus, mas a rajada de Bom Jardim da Serra veio de um ciclone extratropical que se formou no litoral do Rio de Grande do Sul na terça-feira, 27.  

A tempestade subtropical Mani ajudou a aumentar o vento no litoral sul da Bahia.

 

A animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostra o movimento da nebulosidade do ciclone extratropical que se formou na terça-feira. 27/10/2020, no litoral do Rio Grande do Sul. As nuvens aparecem em tons de verde e amarelo claro. Repare como as bandas de nuvens giram no sentido horário, que é sentido do giro dos ventos de uma baixa pressão atmosférica no Hemisfério Sul. A pressão do ar sobre o mar, no litoral gaúcho, fica um pouco abaixo de 1000 hPa. O ciclone extratropical provoca rajadas de vento fortes, que podem chegar aos 80 km/h no litoral deste estado.

 

 

 

A última semana de outubro de 2020 segue com condições para a ocorrência de fortes rajadas de vento pelo Brasil. O mês termina com uma frente fria que traz uma massa de ar frio moderada a forte. Seus ventos também serão sentidos no país.

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica porque a última semana de outubro de 2020 tem ventos fortes.