Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Semana de ventania no Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Semana de ventania no Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A última semana de outubro de 2020 é marcada condições meteorológicas favoráveis a ocorrência de intensas rajadas de vento. Na segunda-feira, 26 de outubro, uma rajada chegou aos 95 km/h em Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul. Caarapó, também neste estado, registrou 81 km/h. As medições foram feitas pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. No litoral da Bahia, em Abrolhos, outra rajada chegou aos 82 km/h.

     

    Na terça-feira, 27 de outubro, a estação meteorológica do INMET no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, registrou uma rajada de 91 km/h. No oeste da Bahia, uma rajada chegou aos 84 km/h em Barreiras.

     

    As intensas rajadas que ocorreram em Mato Grosso do Sul e na Bahia vieram de nuvens cumulonimbus, mas a rajada de Bom Jardim da Serra veio de um ciclone extratropical que se formou no litoral do Rio de Grande do Sul na terça-feira, 27.  

    A tempestade subtropical Mani ajudou a aumentar o vento no litoral sul da Bahia.

     

    A animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostra o movimento da nebulosidade do ciclone extratropical que se formou na terça-feira. 27/10/2020, no litoral do Rio Grande do Sul. As nuvens aparecem em tons de verde e amarelo claro. Repare como as bandas de nuvens giram no sentido horário, que é sentido do giro dos ventos de uma baixa pressão atmosférica no Hemisfério Sul. A pressão do ar sobre o mar, no litoral gaúcho, fica um pouco abaixo de 1000 hPa. O ciclone extratropical provoca rajadas de vento fortes, que podem chegar aos 80 km/h no litoral deste estado.

     

     

     

    A última semana de outubro de 2020 segue com condições para a ocorrência de fortes rajadas de vento pelo Brasil. O mês termina com uma frente fria que traz uma massa de ar frio moderada a forte. Seus ventos também serão sentidos no país.

     

    A meteorologista Josélia Pegorim explica porque a última semana de outubro de 2020 tem ventos fortes.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias