Chuvas são insuficientes para alterar crise hídrica em Curitiba

29/10/2020 às 12:34
por Redação

Atualizado 29/10/2020 às 14:59

Oferecimento
Mesmo com chuvas, déficit hídrico ainda é grande na Região metropolitana e exige manutenção do rodízio e uso racional da água

A expectativa por boas chuvas na Região Metropolitana de Curitiba são grandes.

 

O nível dos reservatórios é de 27,50% nesta quinta-feira (29), o que significa que o histórico de estiagem é severo e afeta a Região metropolitana de Curitiba nos últimos 12 meses e que gerou um déficit hídrico em torno de 650 milímetros.

 

Atualmente, o fornecimento de água funciona a cada 36 horas em Curitiba e cidades da Região Metropolitana. Se não chover nos próximos dias e o déficit do reservatório atingir 25%, o rodízio implantado desde março vai passar para 48 horas.

 

A orientação é para que a população continue economizando água, priorizando o uso para alimentação e higiene pessoal. “As previsões são de uma primavera com chuvas abaixo da média, portanto, é imprescindível a economia de água.”

 

Não são apenas as barragens do sistema integrado de abastecimento da Região metropolitana de Curitiba que estão com níveis baixos. A falta de chuva afeta também o nível do lençol freático. Em Bocaiúva do Sul, a queda de 14% da vazão do poço que abastece a cidade, levou a Sanepar a incluir o município no rodízio, desde o dia 11 de Outubro.

 

Foto de Angela Ruiz, Curitiba (PR)

 

Chuva nos próximos dias

 

Nesta quinta-feira, fortes áreas de instabilidade associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica entre a superfície e os níveis médios da atmosfera, ao ar abafado e reforçadas pelo deslocamento de uma frente fria pelo oceano estão se intensificando e se espalhando pelo centro-sul do Brasil.

 

As nuvens carregadas associadas favorecem a ocorrência de temporais, acompanhados de muitos raios e vento forte nestas próximas horas no norte e no oeste do Paraná. Há risco de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios, ventania de 60 a 90 km/h e até queda de granizo.

 

Na sexta-feira, chove forte no litoral e norte do Paraná. Em Curitiba, a chuva se concentra na madrugada e depois a chuva diminui e chove fraco ao longo do dia. A temperatura cai e faz um certo friozinho para esta época do ano. 

 

Em Foz do Iguaçu, o sol aparece e chove rápido. Em Campo Mourão, o sol aparece entre muitas nuvens e a chuva cai de forma fraca e isolada entre o meio da tarde e início de noite. 

 

Leia também: SP em alerta para temporais 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%