1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuvas são insuficientes para alterar crise hídrica em Curitiba
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas são insuficientes para alterar crise hídrica em Curitiba

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Angela Ruiz, Curtiba (PR)

3 min de leitura

Oferecido por

A expectativa por boas chuvas na Região Metropolitana de Curitiba são grandes.

 

O nível dos reservatórios é de 27,50% nesta quinta-feira (29), o que significa que o histórico de estiagem é severo e afeta a Região metropolitana de Curitiba nos últimos 12 meses e que gerou um déficit hídrico em torno de 650 milímetros.

 

Atualmente, o fornecimento de água funciona a cada 36 horas em Curitiba e cidades da Região Metropolitana. Se não chover nos próximos dias e o déficit do reservatório atingir 25%, o rodízio implantado desde março vai passar para 48 horas.

 

A orientação é para que a população continue economizando água, priorizando o uso para alimentação e higiene pessoal. “As previsões são de uma primavera com chuvas abaixo da média, portanto, é imprescindível a economia de água.”

 

Não são apenas as barragens do sistema integrado de abastecimento da Região metropolitana de Curitiba que estão com níveis baixos. A falta de chuva afeta também o nível do lençol freático. Em Bocaiúva do Sul, a queda de 14% da vazão do poço que abastece a cidade, levou a Sanepar a incluir o município no rodízio, desde o dia 11 de Outubro.

 

Foto de Angela Ruiz, Curitiba (PR)

 

Chuva nos próximos dias

 

Nesta quinta-feira, fortes áreas de instabilidade associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica entre a superfície e os níveis médios da atmosfera, ao ar abafado e reforçadas pelo deslocamento de uma frente fria pelo oceano estão se intensificando e se espalhando pelo centro-sul do Brasil.

 

As nuvens carregadas associadas favorecem a ocorrência de temporais, acompanhados de muitos raios e vento forte nestas próximas horas no norte e no oeste do Paraná. Há risco de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios, ventania de 60 a 90 km/h e até queda de granizo.

 

Na sexta-feira, chove forte no litoral e norte do Paraná. Em Curitiba, a chuva se concentra na madrugada e depois a chuva diminui e chove fraco ao longo do dia. A temperatura cai e faz um certo friozinho para esta época do ano. 

 

Em Foz do Iguaçu, o sol aparece e chove rápido. Em Campo Mourão, o sol aparece entre muitas nuvens e a chuva cai de forma fraca e isolada entre o meio da tarde e início de noite. 

 

Leia também: SP em alerta para temporais 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias