Clima de novembro de 2020 no Brasil

31/10/2020 às 02:47
por Redação

Oferecimento
Podcast O Clima entre Nós analisa a influência do fenômeno La Niña e do Atlântico Norte quente na chuva e na temperatura de novembro no Brasil.

Após a quebra do bloqueio atmosférico em meados de outubro, as frentes frias e baixas pressões atmosféricas voltaram a influenciar o Brasil. O ar úmido tropical começou a se espalhar do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste ajudando a formar nuvens de chuva e áreas de instabilidade.

 

Outubro de 2020 começou com uma onda de calor e terminou com uma forte frente fria que chega a Bahia. Com a ajuda desta frente fria, novembro começa instável, com muita nebulosidade e chuva sobre o país, mas também com ares frios no Sul e no Sudeste. 

 

O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento da porção central e leste equatorial do oceano Pacífico, se intensificou e vai influenciar o clima de novembro de 2020 e também de todo o verão 2020/2021.

 

Um dos efeitos clássicos do La Niña no Brasil é reduzir a chuva na Região Sul. Esta é uma das grandes preocupações climáticas nos próximos meses, pois o Sul do Brasil, como o Paraguai e o norte da Argentina, sofrem as consequências da falta de chuva desde o verão passado.

 

A chuva de novembro de 2020 já poderá causar transtornos para a população de vários estados da Região Sudeste.

 

O podcast O Clima entre Nós analisa o clima de novembro de 2020 em cada Região do Brasil, na conversa entre os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Filipe Pungirum.

 

Você pode ouvir todos os episódios do podcast O Clima entre Nós nas principais plataformas de áudio.

 

Boa escuta!

 

 

 

FASES DA LUA

  • Nova
    15/11
  • Crescente
    22/11
  • Cheia
    31/10
  • Minguante
    08/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12