Oferecido por
Após a quebra do bloqueio atmosférico em meados de outubro, as frentes frias e baixas pressões atmosféricas voltaram a influenciar o Brasil. O ar úmido tropical começou a se espalhar do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste ajudando a formar nuvens de chuva e áreas de instabilidade.
Outubro de 2020 começou com uma onda de calor e terminou com uma forte frente fria que chega a Bahia. Com a ajuda desta frente fria, novembro começa instável, com muita nebulosidade e chuva sobre o país, mas também com ares frios no Sul e no Sudeste.
O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento da porção central e leste equatorial do oceano Pacífico, se intensificou e vai influenciar o Clima de novembro de 2020 e também de todo o verão 2020/2021.
Um dos efeitos clássicos do La Niña no Brasil é reduzir a chuva na Região Sul. Esta é uma das grandes preocupações climáticas nos próximos meses, pois o Sul do Brasil, como o Paraguai e o norte da Argentina, sofrem as consequências da falta de chuva desde o verão passado.
A chuva de novembro de 2020 já poderá causar transtornos para a população de vários estados da Região Sudeste.
O podcast O Clima entre Nós analisa o clima de novembro de 2020 em cada Região do Brasil, na conversa entre os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Filipe Pungirum.
Você pode ouvir todos os episódios do podcast O Clima entre Nós nas principais plataformas de áudio.
Boa escuta!