Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Safra de café robusta no mundo deve atingir 74 milhões de sacas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A safra mundial de café robusta para o ano-cafeeiro 2020-2021 está prevista em 74,3 milhões de sacas de 60kg, volume 1,6% maior que 2019-2020. O Vietnã, maior produtor dessa espécie, deverá ser responsável por 29,2 milhões de sacas, volume que representa uma redução de 3% em relação à safra passada. Em relação ao café da especie arábica a previsão mundial é que sejam produzidas 101,8 milhões de sacas no corrente ano-cafeeiro 2020-2021, safra que corresponde a um aumento de 8,5%, se comparada com a anterior.

 

O Brasil teve sua safra total estimada em 61,62 milhões de sacas de 60kg, número que representa 35% da produção mundial, incluindo as espécies de arábica e robusta. Tal produção brasileira contempla 47,3 milhões de sacas de café arábica, que equivalem a 46,4% da produção mundial, e 14,2 milhões de sacas de café robusta, as quais correspondem a 19% do volume físico produzido dessa espécie no mundo. Essa performance posiciona o Brasil em primeiro lugar na produção de café arábica e em segundo lugar na produção de café robusta, em nível global.

 

Em relação à Colômbia, que é o terceiro país maior produtor de café no mundo, precedida pelo Brasil e Vietnã, cuja safra é exclusivamente da espécie arábica, deverá colher nesse mesmo ano-cafeeiro 14,1 milhões de sacas que correspondem a 13,8% da produção mundial de café arábica e 8% da produção total de café no planeta. Para fins dessas análises, a safra mundial de café do ano-cafeeiro 2020-2021 foi estimada em 176,1 milhões de sacas, sendo 101,8 milhões de sacas da espécie arábica (57,8%) e 74,3 milhões de sacas de café robusta (42,2%).

 

Os dados e números estatísticos da cafeicultura brasileira e mundial, que permitiram realizar estas análises e estabelecer comparações da produção dos cafés arábica e robusta pelos três maiores países produtores de café (Brasil, Vietnã e Colômbia) foram extraídos do Sumário Executivo do Café - setembro de 2020, da Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, disponível na íntegra, no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

 

AgroclimaPRO

 

Aproveite e tenha informações precisas para poder tomar as melhores decisões, aumentando a produtividade da sua fazenda e evitando demais prejuízos!

 

O Agroclima PRO, um produto da Climatempo. A melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado.  

📢 Interessados ⏩ https://www.climatempoconsultoria.com.br/agroclima-pro/

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias