Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Bye bye Sagitário

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

por Josélia Pegorim e Marcos Calil


Estamos chegando no final de mais uma temporada de observação da belíssima constelação do Sagitário. Isso porque, essa constelação está se aproximando da linha do horizonte oeste e, quando não for mais visível, a sua observação só ocorrerá novamente em meados de fevereiro de 2021 e mesmo assim, poucos instantes antes do nascer do Sol.

.

Aproveite esse final de semana para contemplar o Sagitário e seus objetos celestes, incluindo os planetas Júpiter e Saturno que ainda estão presentes nesta constelação.

 

A observação do céu noturno neste fim de semana estará favorecida em grande parte do Sul e do Nordeste, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, que estarão com poucas nuvens à noite. 

 

A partir da segunda-feira, 9 de novembro, e até o fim da semana, o tempo fica instável nestes áreas. As regiões no Brasil mais favoráveis para a observação astronômica serão o Nordeste, exceto o Maranhão, e o Tocantins.

 

 

Como observar a constelação de Sagitário

No caso do Brasil, para o mês de novembro, a constelação do Sagitário pode ser observada pouco acima do horizonte oeste, logo após o pôr do Sol. Por causa disso, com o avançar das noites de novembro, essa constelação estará cada vez mais difícil de ser observada, pois estará cada vez mais se aproximando do horizonte oeste. Além disso, o tempo de observação dessa constelação está reduzido para pouco menos de uma hora. Portanto, prefira observar essa constelação na primeira quinzena de novembro.

 


O que observar na constelação de Sagitário

A constelação de Sagitário é riquíssima em aglomerados estelares abertos, aglomerados globulares e nebulosas. Isso porque, essa constelação está direcionada para o centro da Galáxia. Mais um motivo para observarmos essa bela constelação.

 

A abaixo ilustra as principais estrelas que podem ser observadas a olho nu, mesmo no céu com poluição luminosa, cerca de 1 horas após o ocaso do Sol.

 

 

Sagitário e suas principais estrelas

 

 

Saturno e Júpiter em Sagitário

É importante ressaltar que os planetas Júpiter e Saturno estão localizados na constelação de Sagitário e podem ser observados facilmente a olho nu em qualquer cidade do Brasil.

 

Porém, como os planetas possuem um movimento próprio, para o ano que vem, em 2021, quando começar novamente a temporada de observação dessa constelação, esses dois planetas estarão localizados na constelação de Capricórnio.

 

Esse é um belo exemplo que podemos citar para os movimentos próprios dos planetas que parecem caminhar entre as constelações zodiacais, como é o caso das constelações de Sagitário e Capricórnio.

 

Saiba o que é uma constelação


Para quem possui o privilégio de residir numa cidade sem poluição luminosa pode observar a olho nu algumas nebulosas, aglomerados estelares abertos e aglomerados globulares. Quem reside numa cidade com poluição luminosa também consegue observar estes objetos, porém somente com um telescópio ou binóculo.

 

A figura abaixo ilustra os aglomerados estelares abertos e os aglomerados globulares que possuem magnitude visual abaixo de 5.5, num céu sem poluição luminosa.

 

 

Aglomerados estelares e globulares na constelação de Sagitário

 

 

Para ver com telescópio: o centro da galáxia

Atente ainda na figura acima que temos uma mancha bem fraca próxima do aglomerado estelar NGC 6530. Se engana quem acha que é uma nuvem, pois essa fraca mancha é, na verdade, o centro da Galáxia.

 

Uma bela pedida para quem possui um binóculo ou telescópio é observar essa região do céu. Com certeza o observador irá se espantar com a quantidade de estrelas.


Aproveite a oportunidade para observar essa bela constelação, pois após o mês de novembro o Sagitário só poderá ser observado em meados de fevereiro de 2021 e, mesmo assim, poucos instantes antes do nascer do Sol.

 

Se você tem interesse em comprar um binóculo ou um telescópio para observação astronômica não deixe de ver a live do professor Calil e de Ednilson Oliveira que orientam exatamente sobre isso.

 

 

O céu em 1 minuto

O professor Marcos Calil mostra neste vídeo onde como achar o arco e a flecha da figura imaginária do Sagitário, além dos planetas Saturno e Júpiter

 

 

 

 

Marcos Calil no Youtube - live 

Todas as terças feiras, às 21 horas, o professor Marcos Calil entra ao vivo para informar os amantes da Astronomia Observacional sobre quais fenômenos astronômicos observar no céu. Em especial, no programa que gravado em 03 de novembro de 2020, Calil explica como observar a constelação de Sagitário, além de outros objetos celestes que poderão ser observados entre 03 e 10 de novembro de 2020.

 

Assista agora o programa para contemplar os diversos fenômenos astronômicos que estão ocorrendo no céu da sua cidade e se inscreva no canal:


Siga Marcos Calil no Twitter

Siga Marcos Calil no Instagram

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias