1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Domingo nublado no Rio de Janeiro
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo nublado no Rio de Janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Neste domingo, 08 de novembro de 2020, a presença de uma inversão térmica, que mantém a atmosfera bastante estável formando uma espécie de "tampa" na baixa atmosfera, foi um dos fatores responsáveis pela formação e manutenção de uma camada homogênea de nuvens sobre parte do estado do Rio De Janeiro, inclusive sobre a capital. O outro ingrediente fundamental para a formação da nebulosidade foi a presença de uma massa de ar mais frio sobre o oceano mais aquecido próximo à costa do estado. Essa situação favorece a saturação do ar, ou seja, chega-se ao máximo de vapor d'água que a atmosfera pode armazenar e começa a ocorrer a condensação, que vai originar as nuvens.

 

Os ventos de sul/sudeste soprando entre a Região da Costa Verde e a Região dos Lagos carregou toda a umidade para a costa, e nas imagens do canal visível do satélite GOES-16 era possível observar a presença de uma camada homogênea de nebulosidade sobre parte do centro-sul do estado do Rio de Janeiro:

 

WhatsApp Image 2020-11-08 at 15.36.06.

Imagem de satélite GOES-16 - canal visível

 


A partir do perfil termodinâmico da atmosfera obtido por radiossondagem feita a partir do aeroporto do Galeão, a inversão térmica estava aproximadamente a uma altura de 700 metros, ou seja, a "tampa" da atmosfera estava a essa altitude. Se compararmos a imagem de satélite com o mapa físico do estado, é possível verificar que a nebulosidade permaneceu restrita às áreas do Rio de Janeiro que tem a altitude abaixo da inversão térmica e que estavam com os ventos soprando predominantemente de sul/sudeste durante o domingo.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias