Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ideias básicas para criar ambientes verdes dentro do lar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Por conta do momento em que vivemos e da genuína carência de contato com a natureza, cultivar plantas dentro de casa nunca esteve tão em voga. O hábito do cultivo doméstico é antigo, inclusive apostando na diversidade de espécies e tamanhos. Já era comum se observar uma grande variedade de plantas, samambaias pendentes e folhagens em vasos dispostos por todos os lugares. Agora essa tendência voltou para ficar e, dessa vez, com uma nomenclatura: Urban Jungle. 

 

Para se manter uma verdadeira Urban Jungle dentro de casa, é necessário estar atento a alguns detalhes, desde a escolha das espécies, até a disposição dos vasos nos cômodos. Seguindo essas dicas é possível trazer a natureza de maneira mais abundante para dentro de casa. Veja:

 

Em que cômodos aplicar?

 

A grande diversidade de espécies comerciais, reflexo da farta flora brasileira, permite explorar a cultura de uma infinidade de plantas. Essa disponibilidade de folhagens permite incluí-las em variados espaços da casa, como banheiros, cozinha, área de serviço, salas, quartos, sacadas e varandas, ou seja, em qualquer lugar!

 

Que cuidados tomar?

 

Não há limites quanto às espécies e tamanhos das plantas, mas para se obter sucesso no cultivo é importante conhecê-las e arranjá-las corretamente nos ambientes. Para isso, é necessário levar em consideração a luminosidade, a necessidade de sol, de nutrientes, rega adequada e os recipientes que as conterão, para que possam se desenvolver de forma plena, trazendo toda sua beleza e vantagens ao local. 

 

De que forma dispor as plantas?

 

Alguns exemplos são o uso de arbustos ou grandes folhagens em vasos para dividir ambientes em locais estratégicos da casa. Ou ainda, plantas pendentes em prateleiras, fixadas em vasos nas paredes ou suspensas no teto. Ou até mesmo pequenos vasos sobre os móveis, sobre as bancadas da cozinha, com temperos aromáticos. Também é possível apostar em projetos mais ousados, como um jardim de inverno, ou um jardim interno, construído no chão com plantas de grande porte. As possibilidades são inúmeras! 

 

Com essas ideias em mente e com as ferramentas para jardinagem em mãos, é possível criar ambientes verdes dentro do lar, repletos de benefícios e propícios à contemplação.

 

Para acessórios e ferramentas para cuidados com a sua Urban Jungle, acesse: https://bit.ly/ ferramentasparajardim

 

Fonte: Tramontina

 

Veja também no canal Sustentabilidade: Instituto de Botânica irá estudar impacto do clima na vegetação

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias