Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria chega ao Nordeste ao longo da semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

A frente fria que chega ao Brasil no início da próxima semana, vai vir acompanhada por uma massa de ar frio de moderada a forte intensidade. Essa massa de ar de origem polar avança pelo Brasil, e mais para o final da semana, por volta do dia 20 de novembro, provoca chuva e queda de temperatura na Região Nordeste.

 

Os modelos meteorológicos estimam a chegada da frente fria ao Nordeste entre os dias 18 e 20 de novembro. No dia 21, sábado, a frente fria atua na Bahia provocando chuva e diminuição da temperatura, como indicado nas figuras abaixo:

 

Mapa indicando posicionamento da frente fria no dia 21 de novembro (sábado)

Mapa indicando posicionamento da frente fria no dia 21 de novembro (sábado)

 

Imagem3

Mapas indicando a queda de temperatura máxima no Nordeste entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020

 

É possível observar que as maiores quedas de temperatura(máxima) são esperadas para a Bahia e sul do Piauí e do Maranhão, com queda de mais de 5 graus em algumas regiões.


Com a chegada do ar frio, a expectativa é da diminuição da temperatura também durante as madrugadas (temperatura mínima). As menores temperaturas vão ser registradas no Planalto da Conquista, mas também é esperada uma diminuição de temperatura significativa nas demais áreas baianas a partir da madrugada do dia 21 de novembro.

 

Chuva

A chegada da frente fria não provoca apenas queda de temperatura. Este sistema vai formar nuvens carregadas, que entre os dias 18 e 22 de novembro, vão provocar elevados volumes de chuva na Bahia e no centro-sul do Piauí e do Maranhão.

 

Imagem4

Projeção do acumulado de chuva do modelo GFS para o período de 18 a 22 de novembro de 2020

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias