1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Furacão Iota ganha força na América Central
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Furacão Iota ganha força na América Central

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Segundo informações divulgadas pelo Centro Nacional de Furacões (NHC/NOAA) o furacão Iota deve se intensificar e alcançar a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, quando se aproxima da costa da América Central nesta segunda-feira, 16 de novembro. A escala varia de 1 a 5 e a intensidade dos ventos sustentada pelo sistema pode variar de 209 a 251 km/h, quando um furacão alcança a intensidade 4.


NOAA

Previsão do sistema, segundo o NHC

Estão previstos ventos fortes de potencial catastrófico, com tempestades que podem causar volumes elevados de chuva e que trazem risco à vida entre o nordeste da costa de Nicarágua e leste de Honduras.

 

Em Providência nesta noite de domingo (15) e na segunda-feira (16) há risco de tempestades de chuva forte e volumosa, com ventos fortes e raios, devido às condições de furacão. Condições de Tempestade Tropical, que podem provocar chuva forte e volumosa, bem como os furacões, também estão previstas também para esta noite em San Andreas.


Até a quinta-feira (19), os acumulados de chuva causados por Iota devem causar inundações de caráter rápido (em curtos períodos de tempo) e elevação dos níveis dos rios entre o norte da Colômbia e a América Central. Inundações e deslizamentos de terra em Honduras e Nicarágua podem se agravar devido aos recentes efeitos causados pelo último furacão Eta, resultando em impactos também catastróficos.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias