Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande baixa pressão atmosférica aumenta a chuva no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Nesta quarta-feira quase todo país tem grande disponibilidade de umidade e de calor, ingredientes fundamentais para a formação das grandes nuvens que provocam a chuva forte e volumosa. 

 

Muita chuva foi observada na madrugada desta quarta-feira em locais do interior do estado do Rio De Janeiro. Apenas entre a meia-noite e 3h30, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 48,2 mm em Itaocara, 44,1 mm em Santa Madalena e 42,8 mm em Cambuci.

 

A Grande Belo Horizonte voltou a ter chuva chuva no meio da madrugada desta quarta-feira acumulado de 10 mm a 20 mm apenas entre 2 horas e 3 horas, mas com a tendência de continuidade da chuva, volumes elevados devem ser acumulados em algumas horas.

 

Grande baixa pressão atmosférica

Mas uma situação especial faz com que as áreas de instabilidade se intensifiquem sobre o Centro-Oeste, Sudeste e também em parte do Sul do Brasil. 
Uma grande área de baixa pressão atmosférica se desenvolve entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.  No decorrer desta quarta-feira, 18 de novembro, a presença desta baixa pressão atmosférica vai ajudar a deixar as nuvens mais carregadas não apenas nesses estados, mas também em muitas áreas destas três regiões.


A situação é de perigo para chuva muito volumosa especialmente sobre o Paraná, no sul/sudoeste de Mato Grosso do Sul, também em áreas da zona da mata mineira e da região serrana do Estado do Rio.


A semana segue com grande parte do Brasil em alerta para temporais. Durante esta próxima quinta-feira, história de baixa pressão atmosférica ainda terá influência em áreas do centro-oeste e do sudeste do Brasil ajudando a provocar chuva volumosa. 

 

Semana de muita chuva

Esta semana está sendo marcada pela presença de grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil. Estas nuvens carregadas estão se formando em todas as regiões do país nos últimos dias e já provocaram grandes volumes de chuva.

 

Somente nesta última terça-feira 17 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 78 mm de chuva em apenas 1 hora na região de Cacoal, em Rondônia. Em cerca de 2 horas choveu aproximadamente 120 mm.


A região de Manaus uma tempestade de apenas uma hora deixou um acumulado de 43,6 mm. A região de Guiratinga, em Mato Grosso, também acumulou 43,6 mm.

 
Tempestade de granizo voltaram acontecer nesta última terça-feira em São Paulo na região de Nazaré Paulista. A região de Monte Verde, em Minas Gerais, também teve muito granizo. Em apenas uma hora choveu cerca de 25 mm em 1 hora. Em em Maria da Fé, um temporal deixou 34mm em 1 hora.


Essas áreas de instabilidade também começaram a ganhar força sobre o Espírito Santo. Em apenas 2 horas de chuva a região acumulou cerca de 33 mm.


Em Morrinhos, em Goiás, o INMET registrou 38,8 mm em apenas 1 hora.


Esses são apenas alguns exemplos e das tempestades desta última terça-feira, 16 de novembro, sobre o Brasil.

 

 Pédagua ajuda você a não entrar em alagamentos

 

Veja também: O que é e como se forma o granizo?

Granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de ... Leia a matéria completa

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias