Oferecido por
Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul foram os mais quentes no Brasil ontem, 23 de novembro, com calor em torno dos 40°C.
Confira as 10 maiores temperaturas registradas no Brasil em 23/11/2020, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia (versão preliminar)
1 - Corumbá (MS): 40,2°C
2 - Cáceres (MT): 40,0°C
3 - Cuiabá (MT): 40,0°C
4 - Vila Bela da Santíssima Trindade (MT): 39,8°C
5 - Pontes e Lacerda (MT): 39,8°C
6 - Padre Ricardo Remetter (MT): 39,2°C
7 - Coxim (MS): 38,6°C
8 - Porto Estrela (MT): 38,4°C
9 - Rio Branco (AC): 38,3°C
10 - São Borja (RS): 38,3°C
Rio Branco, capital do Acre, registrou a segunda maior temperatura em 2020 até agora, também observada em 10 de outubro, abaixo apenas do recorde de 38,7°C do dia 28 de agosto deste ano.
Calor aumentou com a falta de chuva
O Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Rio Grande do Sul foram os estados mais quentes do Brasil nesta segunda-feira, 23, por causa da falta da nebulosidade e da chuva.
A presença de uma massa de ar seco reduziu a nebulosidade nos últimos dias sobre o Sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul, também sobre o oeste e sul de Mato Grosso, Paraguai, parte da Bolívia, norte da Argentina e o Uruguai. A falta de nuvens e de chuva deu espaço para muitas horas de insolação, o que não só elevou muito a temperatura ao longo do dia em todas essas áreas, como também manteve a temperatura em patamares altos por várias horas consecutivas.
Temperatura segue alta
Mato Grosso do Sul, o oeste e o sul de Mato Grosso e Rio Grande do Sul continuam com sol forte e sem condições para chuva nesta terça-feira, 24 de novembro. Assim, a temperatura segue alta e pode superar as marcas da segunda-feira.
No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva retornam a partir da quarta-feira, 25 de novembro. Mas o Mato Grosso do Sul e o oeste e o sul de Mato Grosso só devem ter alguma chuva a partir da tarde da próxima sexta-feira.