Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Telhados e paredes verdes ajudam a prevenir alagamentos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Podcast O Clima entre Nós - tellhados verdes

2 min de leitura

Oferecido por

Nas áreas urbanas cada vez mais concretadas e cinzas, cobrir telhados e paredes com terra e plantas, os chamados telhados e paredes verdes, pode parecer estranho e pouco usual. Mas com tecnologia, esta pode ser uma bonita, interessante e prática ideia para pôr mais verde no ambiente de asfalto e cimento. A vegetação é um importante regulador da temperatura e da umidade de um ambiente.

 

Telhados e paredes verdes já são realidade e solução arquitetônica e de sustentabilidade em vários países  pelo mundo, inclusive no Brasil. Também se mostram um aliado na prevenção de alagamentos e enchente nas grandes cidades impermeabilizadas, ou mesmo como uma solução para pequenos espaços, onde não há condições para se fazer um grande Jardim. 

 

Para quem mora em São Paulo, é possível ver dois exemplos deste tipo de paisagismo: os paredões verdes no caminho pelo Minhocão, importante via elevada que passa pelo centro da capital paulista, e os longos “muros verdes”, os jardins verticais que enfeitam a avenida 23 de maio.

 

Para conversar sobre os telhados e paredes verdes, sobre prós e contras desta tecnologia,  conhecer um pouco desta técnica aliada da prevenção contra alagamentos e enchentes, o podcast O Clima entre Nós entrevistou Marcelus Oliveira. Ele é engenheiro civil e um especialista em em telhados verdes.


Você pode ouvir este e outros episódios do O Clima entre Nós no canal Podcasts no site da Climatempo e nas principais plataformas de áudio.


Boa escuta!

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias