Oferecido por
Nas áreas urbanas cada vez mais concretadas e cinzas, cobrir telhados e paredes com terra e plantas, os chamados telhados e paredes verdes, pode parecer estranho e pouco usual. Mas com tecnologia, esta pode ser uma bonita, interessante e prática ideia para pôr mais verde no ambiente de asfalto e cimento. A vegetação é um importante regulador da temperatura e da umidade de um ambiente.
Telhados e paredes verdes já são realidade e solução arquitetônica e de sustentabilidade em vários países pelo mundo, inclusive no Brasil. Também se mostram um aliado na prevenção de alagamentos e enchente nas grandes cidades impermeabilizadas, ou mesmo como uma solução para pequenos espaços, onde não há condições para se fazer um grande Jardim.
Para quem mora em São Paulo, é possível ver dois exemplos deste tipo de paisagismo: os paredões verdes no caminho pelo Minhocão, importante via elevada que passa pelo centro da capital paulista, e os longos “muros verdes”, os jardins verticais que enfeitam a avenida 23 de maio.
Para conversar sobre os telhados e paredes verdes, sobre prós e contras desta tecnologia, conhecer um pouco desta técnica aliada da prevenção contra alagamentos e enchentes, o podcast O Clima entre Nós entrevistou Marcelus Oliveira. Ele é engenheiro civil e um especialista em em telhados verdes.
Você pode ouvir este e outros episódios do O Clima entre Nós no canal Podcasts no site da Climatempo e nas principais plataformas de áudio.
Boa escuta!