1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Alerta para mais chuva no Sudeste do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para mais chuva no Sudeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Angela Ruiz

Uma frente fria fica praticamente parada entre São Paulo e o Rio De Janeiro neste fim de semana e, com isso, ainda tem muita infiltração marítima sobre a Região Sudeste. No domingo, além da frente fria, um novo sistema de baixa pressão se forma e reforça as instabilidades na Região, portanto o alerta é para temporal em praticamente todas as áreas.

Na faixa litorânea do Espírito Santo, inclusive na capital Vitória, pode ventar com rajadas de 40 a 60km/h, mas não chove ainda. Há condições para pancadas moderadas a fortes nas áreas de serra, no sul e noroeste do estado.

 

Entre São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul e oeste de Minas Gerais, o tempo fica bastante instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. A Climatempo alerta para temporais ao longo do dia, inclusive nas capitais destes estados.

 

Em São Paulo, além da chuva, o que vai chamar a atenção é a temperatura baixa. A última semana foi marcada por máximas acima dos 30°C em várias áreas do estado. Neste sábado, as temperaturas já diminuíram bastante, e no domingo, esfria um pouco mais.

Confira aqui as temperaturas previstas para a capital de SP

 

Tendência

Ao longo da próxima semana, um grande corredor de umidade vai manter o tempo instável no Sudeste do Brasil. Grandes volumes de chuva são previstos principalmente entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A partir de terça a chuva aumenta também no Espírito Santo.

Com o excesso de nuvens e chuva, as temperaturas devem ficar mais amenas ao longo da semana.

 

Confira o acumulado de chuva previsto para os próximos dias:

 

WhatsApp Image 2020-12-05 at 11.12.33.

 

 
A boa notícia é que deve chover também nas regiões dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. O Sistema Cantareira está com um valor armazenado muito baixo. Segundo dados da Sabesp, neste sábado(05), o Cantareira operava com apenas 31,4% de seu armazenamento.

Alto Tietê -  53,3%
Guarapiranga 53,3%
Cotia com 59,1%
Rio Grande 77,7%
Rio Claro 47,6%
São Lourenço 59,3%

O volume total armazenado na Região Metropolitana de São Paulo é de 43,7%. 

Mesmo com o aumento da chuva, é importante acompanhar a situação dos Mananciais. A situação é crítica e pode trazer problemas futuros. Use a água de forma consciente!

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias