Oferecido por
Foto: Angela Ruiz
Uma frente fria fica praticamente parada entre São Paulo e o Rio De Janeiro neste fim de semana e, com isso, ainda tem muita infiltração marítima sobre a Região Sudeste. No domingo, além da frente fria, um novo sistema de baixa pressão se forma e reforça as instabilidades na Região, portanto o alerta é para temporal em praticamente todas as áreas.
Na faixa litorânea do Espírito Santo, inclusive na capital Vitória, pode ventar com rajadas de 40 a 60km/h, mas não chove ainda. Há condições para pancadas moderadas a fortes nas áreas de serra, no sul e noroeste do estado.
Entre São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul e oeste de Minas Gerais, o tempo fica bastante instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. A Climatempo alerta para temporais ao longo do dia, inclusive nas capitais destes estados.
Em São Paulo, além da chuva, o que vai chamar a atenção é a temperatura baixa. A última semana foi marcada por máximas acima dos 30°C em várias áreas do estado. Neste sábado, as temperaturas já diminuíram bastante, e no domingo, esfria um pouco mais.
Confira aqui as temperaturas previstas para a capital de SP
Tendência
Ao longo da próxima semana, um grande corredor de umidade vai manter o tempo instável no Sudeste do Brasil. Grandes volumes de chuva são previstos principalmente entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A partir de terça a chuva aumenta também no Espírito Santo.
Com o excesso de nuvens e chuva, as temperaturas devem ficar mais amenas ao longo da semana.
Confira o acumulado de chuva previsto para os próximos dias:
A boa notícia é que deve chover também nas regiões dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. O Sistema Cantareira está com um valor armazenado muito baixo. Segundo dados da Sabesp, neste sábado(05), o Cantareira operava com apenas 31,4% de seu armazenamento.
Alto Tietê - 53,3%
Guarapiranga 53,3%
Cotia com 59,1%
Rio Grande 77,7%
Rio Claro 47,6%
São Lourenço 59,3%
O volume total armazenado na Região Metropolitana de São Paulo é de 43,7%.
Mesmo com o aumento da chuva, é importante acompanhar a situação dos Mananciais. A situação é crítica e pode trazer problemas futuros. Use a água de forma consciente!