Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Aumento de raios em São José dos Campos e suas consequências

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Raios São José dos Campos

4 min de leitura

Oferecido por

O aumento de descargas elétricas em São José dos Campos e suas consequências

São José dos Campos, cidade situada no interior de São Paulo, vêm registrando um aumento no número de incidência de raios nos últimos 3 anos, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe). Essa incidência costuma ser maior no verão, onde temos temperaturas mais elevadas e alta umidade, duas variáveis fundamentais para formação de nuvens de tempestade, que possuem grande desenvolvimento vertical. Dentro desta nuvem ocorrem diversos processos, físicos e químicos, que acarretam na eletrificação das partículas e consequentemente após o acúmulo de energia temos a ocorrência de raios.

 

Na imagem a seguir, obtida do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apresentamos o número de incidência de raios no Brasil em 2018/2019, onde vemos que São José dos Campos está no grupo marrom (153.900-269.400). Ressaltando que o Brasil é líder mundial em incidência de raios, com quase 78 milhões de descargas, nuvem-solo, por ano.

 qsqsqs

Mapa número de raios

 

Em 2017 foram registrados 12.032 mil raios em São José dos Campos, esse número deu um salto em 2019 para 19.765 mil. Estes raios costumam acompanhar grandes tempestades e os problemas que elas trazem, não só para São José dos Campos, mas para qualquer lugar suscetível à ocorrência, são inúmeros. Dentre eles temos desastres naturais severos, como deslizamento de encostas e barragens, inundações, tombamento de árvores, quedas de energia e mortes como observado em muitas notícias.

 

Neste evento foi necessário a realização de uma força-tarefa com mais de 120 funcionários para retirar cerca de 40 árvores caídas em diversos lugares, atrapalhando o trânsito, causando danos públicos e privados, além disso, 11 dessas árvores caíram em redes elétricas, prejudicando o fornecimento de energia em alguns bairros.

Dada a gravidade do tema, é de suma importância o monitoramento destas tempestades, para que tanto empresas, principalmente as que possuem operações ao ar livre, quanto a população possam ser alertadas com antecedência, e assim, possam realizar medidas preventivas, evitando acidentes que antes não seriam possíveis, por falta de informação.

 

O SMAC (Sistema de Monitoramento e Alertas Climatempo) tem ajudado diversos setores do mercado a se prevenirem nesse sentido, sendo uma plataforma completa com dados de previsão do tempo e monitoramento meteorológico em tempo real, pois está conectada a milhares de sensores de última geração e possui acesso a cerca de 7 mil estações espalhadas pelo território brasileiro, com o intuito de enviar alertas para as empresas, diante de eventos severos do tempo que impactam suas atividades.

 

Os dados e estatísticas de raios mencionados na matéria são provenientes do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe).

 

Por Jéssica Mendes, meteorologista da Climatempo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias