Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ideias para uma ceia de Natal mais sustentável 

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Ideias para uma ceia de Natal mais sustentável

7 min de leitura

Oferecido por

por Angélica Queiroz*


A ceia de Natal da sua família tem tanta comida que quase sobra para o Ano Novo? Que tipo de ingredientes vocês usam? Onde compram? E o lixo, é separado? Se você nunca fez essas perguntas, está mais do que na hora de começar. Elas podem ser bons pontos de partida para preparar festas mais sustentáveis, que busquem minimizar os efeitos negativos do nosso consumo ao planeta. 


A ideia é aproveitar o espírito de solidariedade da data festiva, que tem tudo a ver com o movimento por hábitos mais sustentáveis. Com pequenas atitudes e um pouco de criatividade, sua ceia de Natal pode ser muito mais sustentável e ainda servir de exemplo para os outros membros da família que vão celebrar na sua casa. As dicas a seguir podem te ajudar a mudar hábitos e servem para qualquer época do ano. 

Privilegie ingredientes locais


Você já parou para pensar que todo mundo comprando os mesmos ingredientes ao mesmo tempo não deve ser muito bom para o planeta? Afinal, tradicionalmente, os modelos de produção utilizados para conseguir grandes quantidades não privilegiam o equilíbrio do ecossistema. Além disso, produtos importados e produzidos em outras regiões do país, carregam embutidos impactos para além da produção, como a poluição gerada durante o transporte por longas distâncias. 


Para não ser mais um a contribuir com essa indústria, a saída é substituir alguns ingredientes da ceia por ingredientes nacionais, orgânicos e frutas da estação, produzidos na sua região. Ao comprar em feiras e direto do produtor você ainda estimula uma economia que costuma cuidar mais do meio ambiente, porque sabe que depende dele.


Além de mais sustentável, um jantar que deixa de lado alguns ingredientes tradicionais também tem tudo para pesar menos no bolso, especialmente neste ano, em que as altas dos preços dos alimentos e bebidas vai deixar as ceias brasileiras mais “salgadas”.

 


Compre de quem preserva

Uma forma simples e eficiente de garantir produtos que causem menos impactos negativos ao meio ambiente é comprar de cadeias produtivas ou empresas que comprovem seu compromisso com a preservação do nosso patrimônio ambiental.


A iniciativa Amazônia em casa, floresta em pé pode ser uma boa pedida para quem deseja adquirir alimentos direto de produtores da Amazônia que baseiam seus negócios em uma nova economia constituída por três elementos fundamentais: conservação da floresta, valorização de saberes e inclusão e geração de renda para as populações locais.


No site, você pode comprar café orgânico certificado para quem gosta de um digestivo após a ceia de natal, mel de abelhas nativas, chocolates preparados com cacau nativo, suplementos alimentares à base de superfrutas da região, entre outros produtos feitos de forma sustentável.

 

 

Os tipos de carne causam diferentes impactos ao meio ambiente

A pecuária é uma das maiores responsáveis pelo desmatamento no Brasil — um relatório da ONG internacional Global Witness, divulgado no início do mês, mostra que as cadeias produtivas das três maiores empresas de carne bovina do Brasil  estão relacionadas com grandes áreas desmatadas na Amazônia.


Isso quer dizer que você precisa fazer uma ceia vegana ou vegetariana? Não necessariamente. Mas também não precisa ter peru, churrasco e pernil. Que tal escolher só uma proteína?  Trocar carne bovina por frango, peixe ou carne suína já é um jeito de festejar causando menos impacto sobre o meio ambiente


Além disso, ao invés de comprar das grandes empresas denunciadas pela Global Witness, você pode comprar carne na feira ou em algum estabelecimento que certifique a origem, com animais criados livres e sem hormônios, por exemplo. Além de sustentável, é mais saudável.

 

 

Não jogue comida fora

Jogar comida fora é a coisa menos sustentável que você pode fazer. Por isso, ao planejar o seu cardápio, tenha em mente que fartura não precisa significar exagero. Faça uma lista de quantas pessoas vão estar na ceia — lembrando que o recomendado ainda é evitar aglomerações — e calcule a quantidade de comida necessária para que todos fiquem satisfeitos, sem desperdício.


Outra dica é usar todas as partes do alimento, incluindo talos e a casca de frutas e legumes, que podem ficar deliciosos em uma farofa, por exemplo. Se mesmo assim, sobrar comida, você pode reaproveitar fazendo bolinhos e um arroz de forno para o dia seguinte, por exemplo. Mesmo assim sobrou alguma coisa? Essa pode ser a oportunidade que você esperava para finalmente fazer uma composteira para fazer o seu próprio adubo orgânico para cuidar das plantas em 2021.

 

Conheça alguns presentes sustentáveis

 

 

Evite descartáveis e separe o lixo

Por mais que facilitem a vida de quem vai cuidar da limpeza depois da ceia, os descartáveis são inimigos do meio ambiente, podendo levar centenas de anos para se decompor e poluindo os nossos oceanos. A dica é: não use. Aproveite a oportunidade para tirar do armário aquele jogo de louças especial e crie a regra de cada um lavar o seu prato após a ceia.


Além disso, sempre separe o lixo seco, como as embalagens, que podem ir para a reciclagem, diminuindo o impacto do nosso consumo no meio ambiente e gerando emprego e renda para muitas famílias, que vivem desse trabalho, geralmente em cooperativas, negócios que dão exemplo de sustentabilidade em suas gestões.

 

*jornalista em O Mundo Que Queremos

 

 


Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias