Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ideias de presentes sustentáveis para este fim de ano

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Ideias de presentes sustentáveis para este fim de ano

5 min de leitura

Oferecido por

por Angélica Queiroz*


Fim de ano é uma época muito associada às compras. O comércio fica movimentado porque a troca de presentes é uma das marcas do Natal, além das brincadeiras de amigo secreto, que também já viraram tradição no Brasil. No entanto, esse pode ser um momento de conflito para consumidores que já entenderam que precisamos mudar os nossos hábitos de consumo para levar uma vida mais sustentável. Presentear ou não presentear, eis a questão.


A boa notícia é que é possível conciliar os presentes com a preocupação ambiental. Você pode, por exemplo, escolher itens sustentáveis, que estimulem a economia local e que favoreçam a adoção de hábitos mais conscientes também nas pessoas que vão receber o agrado. Além de, claro, evitar embalagens e papéis de embrulho de plástico e materiais não recicláveis. Quanto menos lixo, melhor, ok?


Quer fazer diferente este ano, mas não tem ideia do que comprar? A lista a seguir pode servir de inspiração.

 

Roupas e acessórios usados

Reaproveitar é uma das melhores palavras quando o assunto é consumo sustentável. Então é hora de lembrar que as roupas e acessórios usados são tendência e nunca saem de moda. Já pensou em comprar os seus presentes de fim de ano em bazares e brechós? Assim você evita gerar mais lixo, já que não estará comprando um produto novo.

 

 

Livros de segunda mão

Os livros também podem ser ótimos presentes, especialmente se você conhece o estilo da pessoa que vai ganhar. Assim como as roupas e acessórios, é uma boa ideia dar livros de segunda mão. Além de comprar em bazares ou sebos, você também pode passar para a frente aquele livro que você tem em casa e já leu.

 

 

Cosméticos clean beauty

Do inglês “beleza limpa”, o termo se refere a produtos que privilegiam o uso de matérias-primas naturais, que não agridem nem o corpo, nem o meio ambiente. Além de se atentar para um processo de produção mais sustentável, essa indústria costuma gerar menos lixo, empregar mão de obra local e evitar testes em animais, entre outras medidas que têm tudo a ver com sustentabilidade.


É possível encontrar cremes, shampoos, sabonetes, óleos, essências e todo tipo de produto para beleza clean beauty. Uma vantagem de presentear com esses itens é que a pessoa pode gostar do cosmético — e da ideia — e você pode contribuir para que ela também passe a privilegiar esses produtos em suas próximas compras.

 

 

Itens que estimulem hábitos verdes

Além de mudar os seus próprios hábitos, estimular as pessoas próximas a você a também viverem de forma mais consciente é importante para construir um mundo mais sustentável. Presentear alguém com itens que estimulem hábitos verdes pode ser uma boa forma de fazer isso.


As opções são muitas. Você pode comprar um kit com canudo ecológico e copo retrátil reutilizável, uma ecobag, um coletor menstrual, uma escova de dentes de bambu e vários outros produtos que desestimulam o uso de descartáveis. A pessoa pode se sentir estimulada a adotar outras mudanças em sua rotina quando começar a usar o seu presente.

 

 

Plantas

Elas estão em alta como itens decorativos e ainda têm tudo a ver com o despertar para uma vida mais sustentável. Outra vantagem é que, caso você já tenha plantas em casa, esse é um mimo que pode custar quase nada: basta providenciar um vasinho e cultivar a mudinha você mesmo. Ver uma planta crescer também  é uma aula e tanto para despertar a consciência ambiental.


*jornalista em O Mundo Que Queremos

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias