Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Minas Gerais ainda pode ter temporais hoje

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Romulo Batista, Betim (MG)

3 min de leitura

Oferecido por

O ano de 2021 começou com muita chuva sobre Minas Gerais. Áreas de instabilidade persistem sobre o estado neste início de semana e Minas Gerais ainda pode ter temporais hoje.

 

Esta segunda-feira, 4 de Janeiro, ainda é de alerta para temporais na região da Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata do mineira, no Vale do Rio Doce e no Noroeste mineiro. No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no Jequitinhonha e nas outras áreas da divisa com a Bahia, também ocorrem pancadas de chuva e raios durante esta segunda-feira, mas em geral à tarde ou à noite, e podem ser moderadas a fortes.

 

Tendência para a semana

A tendência é de que as áreas de instabilidade percam força a partir desta próxima terça-feira, 5 de janeiro. As pancadas de chuva ainda vão ocorrer em quase todo o estado até o fim da semana, mas em menos áreas e menos frequentes. A divisa com a Bahia e a maioria das áreas do Vale do Rio Doce ficam sem chuva na quarta e na quinta-feira. A Grande Belo Horizonte terá pancadas de chuva ao longo de toda a semana.

 

Confira a tendência do clima em Minas Gerais no verão 2021

 

 

Muita chuva em BH no início de 2021

A região da Grande Belo Horizonte e muitas regiões do estado de Minas Gerais começaram em 2021 com temporais. Na capital mineira em apenas 3 dias choveu cerca de 111 mm (estação de Santo Agostinho), o que corresponde a aproximadamente um terço da média de chuva para janeiro que é de 329 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia 

 

A  chuva voltou a cair pesada na noite do domingo, 3 de janeiro, sobre a Grande Belo Horizonte. Confira alguns volumes que foram acumulados entre 20 horas e 23 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

Pampulha: 33mm

Cercadinho: 20,8 mm

Ibirité:  53,4  mm

 

Em outras regiões mineiras também choveu muito durante o domingo. Pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -  Cataguases recebeu 96,5 mm em apenas 3 horas. Carlos Chagas acumulou 106,2 mm em 6 horas de chuva.

Na região de Caeté choveu 41,7 mm em 3 horas e no mesmo período, Conselheiro Lafaiete acumulou 49,2 mm. Guidoval também acumulou 44,4 mm em 3 horas.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias