Oferecido por
O ano de 2021 começou com muita chuva sobre Minas Gerais. Áreas de instabilidade persistem sobre o estado neste início de semana e Minas Gerais ainda pode ter temporais hoje.
Esta segunda-feira, 4 de Janeiro, ainda é de alerta para temporais na região da Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata do mineira, no Vale do Rio Doce e no Noroeste mineiro. No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no Jequitinhonha e nas outras áreas da divisa com a Bahia, também ocorrem pancadas de chuva e raios durante esta segunda-feira, mas em geral à tarde ou à noite, e podem ser moderadas a fortes.
Tendência para a semana
A tendência é de que as áreas de instabilidade percam força a partir desta próxima terça-feira, 5 de janeiro. As pancadas de chuva ainda vão ocorrer em quase todo o estado até o fim da semana, mas em menos áreas e menos frequentes. A divisa com a Bahia e a maioria das áreas do Vale do Rio Doce ficam sem chuva na quarta e na quinta-feira. A Grande Belo Horizonte terá pancadas de chuva ao longo de toda a semana.
Confira a tendência do clima em Minas Gerais no verão 2021
Muita chuva em BH no início de 2021
A região da Grande Belo Horizonte e muitas regiões do estado de Minas Gerais começaram em 2021 com temporais. Na capital mineira em apenas 3 dias choveu cerca de 111 mm (estação de Santo Agostinho), o que corresponde a aproximadamente um terço da média de chuva para janeiro que é de 329 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia
A chuva voltou a cair pesada na noite do domingo, 3 de janeiro, sobre a Grande Belo Horizonte. Confira alguns volumes que foram acumulados entre 20 horas e 23 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia
Pampulha: 33mm
Cercadinho: 20,8 mm
Ibirité: 53,4 mm
Em outras regiões mineiras também choveu muito durante o domingo. Pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cataguases recebeu 96,5 mm em apenas 3 horas. Carlos Chagas acumulou 106,2 mm em 6 horas de chuva.
Na região de Caeté choveu 41,7 mm em 3 horas e no mesmo período, Conselheiro Lafaiete acumulou 49,2 mm. Guidoval também acumulou 44,4 mm em 3 horas.