Oferecido por
Texto de André Madeira, meteorologista
A passagem de uma frente fria pelo oceano, ao largo da costa do Sudeste do Brasil, o aquecimento e a umidade que vem do Norte do País, vão favorecer a formação de nuvens carregadas que até o próximo fim de semana provocarão chuva volumosa no centro-sul e no leste de Minas Gerais, nas áreas paulistas e fluminenses próximas da divisa com Minas Gerais, incluindo Serra da Mantiqueira e Região Serrana do Rio e no sul do Espírito Santo. Confira abaixo os acumulados de chuva ate o domingo (10).
Mais chuva
A previsão até a segunda quinzena de Janeiro indica ainda mais chuva para o Sudeste do Brasil. Entre os dias 12 e 16 de Janeiro a chuva ainda é volumosa no centro-sul de Minas Gerais e aumenta de volume no Triângulo Mineiro e em São Paulo.
Entre os dias 17 e 21 de Janeiro, a expectativa é que as instabilidades avancem para São Paulo, com indicativo de grandes volumes acumulados em todas as regiões paulistas, no centro-sul e leste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no centro-sul do Rio De Janeiro.
Chamamos atenção para o risco de deslizamentos nessas áreas. O solo já está bem encharcado por causa das chuvas deste início de ano e nos próximos 15 dias, qualquer chuva mais volumosa representa um grave risco.