Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão de mais chuva para o Espírito Santo 

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

ES_Cachoeiro de Itapemirim - por Raquel Cavalheiro 8-1-2021 - chuvoso

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Cachoeiro de Itapemirim, por Raquel Cavalheiro 

 

Áreas de instabilidade se espalharam mais sobre a Região Sudeste do Brasil e voltou a chover sobre o Espírito Santo na sexta-feira, 8 de janeiro. A chuva caiu forte em várias regiões capixabas, com acumulados de mais de 40 mm em 12 horas. Há previsão de mais pancadas de chuva para o estado pelo menos até a próxima terça-feira.

 

Chuva forte

O tempo seco e quente vinha predominando sobre o Espírito Santo, mas a chuva caiu forte na tarde da sexta-feira, 8 de janeiro. Em apenas 1 hora de chuva, entre 16h:10 e 17h10, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 68,8 mm em Apiacá. No mesmo período, Bom Jesus do Norte acumulou 41,4 mm. 

 

Confira alguns volumes de chuva elevados acumulados até por volta das 22  horas de 8/1/2021, pela medição do Cemaden

 

Apiacá/Centro: 72 mm

Muqui/Santo Agostinho: 71,4 mm

Bom Jesus do Norte/Vista Alegre: 44,8 mm

Vargem Alta/Vargem Alta: 44,0 mm

Guaçuí/Antinio E. Moreira: 44,3 mm

Cachoeiro de Itapemirim/Itaóca: 32,4 mm

 

  

Fim de semana com pancadas de chuva

Todo o Espírito Santo terá mais pancadas de chuva durante este fim de semana. Não há previsão de chegada de frente fria, mas o enfraquecimento de uma massa de ar seco que vinha predominando sobre o estado vai para facilitar a formação de nuvens carregadas.

 

Para o sábado e também para o domingo, 10 de janeiro, a previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todas as regiões do Espírito Santo. Estas pancadas de chuva não devem se prolongar por muitas horas, mas podem cair com moderada a forte intensidade em alguns locais, incluindo a Grande Vitória.

 

Calor no fim de semana

Com a falta de chuva e o sol forte, o Espírito Santo tem estado com temperaturas altas nos últimos dias. Na sexta-feira, 8 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37°C e 36,3°C em Alfredo Chaves. 

 

A capital, Vitória, teve uma sexta-feira quente, com temperatura máxima de 33,4°C, a mais alta de 2021 até agora, pela medição do INMET na estação meteorológica com leitura convencional, feita por uma pessoa. O recorde anterior de calor deste ano era de 33,3°C, no dia 7 de janeiro.

 

Mesmo com previsão de pancadas de chuva e de mais nebulosidade, o fim de semana será quente abafado no Espírito Santo. As temperaturas terão apenas uma ligeira queda em relação aos últimos dias.

 

Confira a previsão climática para o verão 2021

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias