Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região Sudeste produz 87,5% dos Cafés do Brasil em 2020

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A produção total dos Cafés do Brasil em 2020, somadas as espécies arábica e conilon, atingiu 63,07 milhões de sacas de 60kg, superando em 2,3% a produção brasileira de 2018 e se tornando a safra com maior volume da história.

 

Foram 14,31 milhões de sacas, 23% do total, de café conilon, volume que representou uma queda de 4,7% se comparado com 2019. Essa redução na produção do café conilon foi justificada pelo baixo índice de chuva nas regiões produtoras do Espírito Santo, o maior estado produtor da espécie no Brasil.

 

Já o café da espécie arábica foi responsável por 77% da safra brasileira ao produzir 48,77 milhões de sacas, com um aumento de 42,2% em relação ao ano passado, influenciado pela bienalidade positiva.

 

Ao analisarmos a produção brasileira de café em 2020 por regiões, é possível perceber o grande protagonismo da Região Sudeste. Com uma produtividade média de 33,32 sacas por hectare e um total de 55,15 milhões de sacas produzidas, o Sudeste foi responsável por 87,5% de toda produção nacional no ano.

 

Minas Gerais, o maior estado produtor brasileiro foi responsável por 34,64 milhões de sacas, número que representou 55% da safra dos Cafés do Brasil no ano. O Espírito Santo, segundo maior estado produtor, colheu um volume equivalente a 13,95 milhões de sacas, 22% da safra nacional.

 

O Estado de São Paulo foi responsável por 6,18 milhões de sacas, enquanto o Rio De Janeiro teve 371 mil sacas de café produzidas.

 

Ao estabelecermos um ranking decrescente das cinco regiões geográficas brasileiras, é possível verificar que em segundo lugar, como maior Região produtora de café depois do Sudeste, vem o Nordeste que, com produção exclusiva no estado da Bahia, colheu 3,98 milhões de sacas de café em 2020, um crescimento de 32,9% se comparado com a safra baiana de 2019.

 

Na terceira posição está a Região Norte, cujo único estado produtor é Rondônia, com 2,44 milhões de sacas colhidas, volume 11,2% maior que ano passado.

 

Em quarto lugar a Região Sul que produziu, exclusivamente no estado do Paraná, o equivalente a 942 mil sacas, número que representou uma redução de 1,2% em relação à safra do ano passado.

 

Por fim, o Centro-Oeste com a produção de 406 mil sacas de café, um crescimento de 9,6% nos mesmos termos comparativos.

 

Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café,  do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café. 

 

Agroclima PRO

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo.

 

Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias