Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Lua cheia de janeiro: a Lua dos Lobos Uivantes

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

São Paulo (SP), por Suzete Soares 27-1-2021

5 min de leitura

Oferecido por

Na cultura popular do Hemisfério Norte, a primeira Lua cheia do ano, que é a lua cheia de janeiro, é chamada de Lua dos Lobos Uivantes. Isto é apenas uma referência de antigas históricas dos povos da Europa e da América do Norte, não tendo nenhum significado técnico, astronômico. A Lua atinge a fase cheia (100% do disco lunar iluminado) no dia 28/1/2021, às 16h16 , pelo horário de Brasília.

 

Em algumas culturas, a primeira Lua cheia do ano também era conhecida como Lua Velha, Lua do Gelo, Lua da Neve e a Lua após o Yule. (lembre-se que, no Hemisfério Norte, o começo do ano corresponde ao inverno, época de frio, de neve, de gelo, diferente do que ocorre no Brasil e no Hemisfério Sul, quando temos o verão, dias de muito calor).

 

Batizando a Lua Cheia

Antigamente, era comum acompanhar a mudança das estações seguindo as mudanças da Lua e não do Sol. Tinha-se um calendário baseado no dia das mudanças de fase da Lua e assim, a referência era o mês lunar e não o mês solar, como é hoje e no qual os 12 meses de nosso calendário moderno se baseiam. Todo o calendário agrícola era baseado na mudança da Lua.

 

Os povos da antiga Europa e de tribos indígenas nativas do Hemisfério Norte batizavam os meses com alguma característica associada com as estações. Ao que tudo indica, os nomes da Lua Cheia usados hoje são  uma combinação de nomes de meses nativos americanos, anglo-saxões e germânicos.

 

Lobos uivantes em janeiro

Na cultura popular do Hemisfério Norte, a Lua Cheia de janeiro é frequentemente chamada de Lua do Lobo e o nome parece ter vindo do fato de que os lobos uivam mais no começo do ano. Então, isto se tornou uma característica de janeiro. 

 

Durante a primavera e no começo do verão, no Hemisfério Norte (HN), os lobos ficam entocados e uivam apenas para embalar seus companheiros. Mas à medida que o chega o fim do verão e o outono (meio para o fim do segundo semestre no HN, e em seguida começa o inverno), eles uivam mais para chamar cada vez mais os vizinhos e também os inimigos. 

 

Um uivo médio de um único lobo dura de 3 a 7 segundos, um coro de uma matilha pode durar de 30 a 120 segundos ou mais durante a temporada de reprodução em fevereiro. Portanto, os lobos são particularmente barulhentos e uivam mais nos primeiros meses do ano. Isto pode explicar associação do mês de janeiro com os lobos uivantes.

 

 

Os lobos uivam para a lua?

Não há  uma explicação científica que relacione a fase da Lua com os uivos dos lobos. É preciso considerar que os lobos são animais noturnos e naturalmente são mais ativos à noite. 

 

Eles apontam seus rostos para cima, para o céu para ter melhor acústica, pois esta posição facilita a projeção do som e faz com que o uivo se propague mais, levando o som mais longe.

 

Lobos levantam os focinhos e uivam para cima, para o céu, para qualquer Lua e não apenas para a Lua cheia

 

Fonte: adaptação de informações do site timeanddate.com. Veja o original em inglês aqui.

 

Com ou sem lobo, a Lua estava  quase totalmente cheia e maravilhosa na noite do dia 27 de janeiro e estará tão bela quanto nesta quarta, 28. Astronomicamente, a Lua atinge a fase cheia (100% do disco lunar iluminado) no dia 28/1/2021, às 16h16 , pelo horário de Brasília.

 

 

Jacareí (SP), por Ivan Romain

 

 

São Paulo (SP), por Paula Soares

 

 

São Paulo (SP), por Suzete Soares 27-1-2021

 

 

Santo Andre (SP), por Aline Tochio

 

 

Rio de Janeiro (RJ), por Marcos Pristo

 

 

São Paulo (SP), por por Bruna Picarelli

 

 

Rio de Janeiro, (RJ) por Marcos Pristo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias