Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar frio no Sul deixa o tempo firme e meteoro pirulito é filmado

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Meteoro pirulito risca o céu de Turvo (SC) em 8/2/2021

3 min de leitura

Oferecido por

A madrugada de 8 de fevereiro foi estrelada na região de Turvo, município do Sul de Santa Catarina. Mas não foram só estrelas que apareceram no céu. Câmeras estrategicamente colocadas conseguiram fotografar um meteoro “pirulito” riscando o céu.

 

As imagens foram captadas pelas câmeras do Climaaovivo em parceria com a Bramon - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

 

 

 

 

 

O que é meteoro pirulito?

Este é um termo informal e portanto não é usado tecnicamente pelos astrônomos. Esse tipo de meteoro entra na atmosfera terrestre menos brilhante do que outros, porém, o final de sua entrada é especial e caracterizada por uma explosão. Assim, o meteoro aparece no céu como um risco sustentando uma bolinha brilhante. Poderia ser chamado também de varinha de condão.

 

 

Ar frio polar no Sul do Brasil

A curiosa imagem do meteoro "pirulito'' rasgando o céu de Santa Catarina só foi possível porque o tempo estava bem firme. O ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil no primeiro fim de semana de fevereiro de 2021 causou uma queda da temperatura e da umidade do ar. Assim, pouca nebulosidade se formou sobre a região permitindo uma ótima observação astronômica em grande parte do Sul do Brasil. Esta massa de ar frio chegou ao Brasil com força atípica para o verão.

 

Na madrugada do dia 8 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura de 6,4°C em Bom Jardim da Serra, no alto da Serra de Santa Catarina, e de 6,8°C em General Carneiro,  no Sul do Paraná.

 

Esse ar frio de origem polar já está saindo do Sul do Brasil e a tendência é de aquecimento no decorrer da semana.

Depois de um fim de semana estrelado e ensolarado, pancadas de chuva voltam acontecer a partir da tarde desta terça-feira,9, em todas as áreas do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná. Pode chover um pouco no litoral do Paraná e de Santa Catarina. A partir da quarta-feira, 10, as pancadas de chuva retornam sobre praticamente toda a Região Sul do Brasil.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias