Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Instabilidade da ZCAS se espalha pelo centro-norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehm

 

Nebulosidade sobre o Brasil

A zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se organizando sobre o país e suas áreas de instabilidade se espalham sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do país.

 

A ZCAS é um fenômeno típico do verão no Brasil. As nuvens carregadas deste sistema provocam fortes pancadas de chuva e também episódios de chuva prolongada e volumosa.

 

Uma massa de ar seco inibe a formação de nebulosidade sobre o Sul do Brasil, parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Outra massa de ar seco predomina sobre Roraima.

 

mapa-previsao-1802 

 

Previsão do tempo para 18/2/2021 - quinta-feira

Esta quinta-feira, 18 de fevereiro, é com sol forte e calor em Roraima, no extremo norte do Amazonas e  noroeste do Pará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no centro-leste de Pernambuco, em Sergipe e em Alagoas.

 

O sol aparece forte o dia todo também sobre a maioria das áreas da região Sul do Brasil, no centro-oeste e sul do estado de São Paulo e também no centro-oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul.

 

previsão de pancadas de chuva com raios a partir da tarde no extremo sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a grande Porto Alegre, em áreas de divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e com o Mato Grosso e também no norte leste do Estado de São Paulo, incluindo a grande São Paulo e o litoral paulista.

 

As demais áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil têm influência da zona de convergência do Atlântico Sul e passam o dia com bastante nebulosidade e condições para pancadas de chuva. A maioria dessas pancadas acontece com raios e principalmente durante a tarde e à noite.

 

 

Alertas meteorológicos para 18/2/2021

Esta quinta-feira é com alerta para temporais e pancadas fortes de chuva por quase todo o Brasil.

 

Alerta para temporais no estado do Rio De Janeiro, no Espírito Santo, em quase todas as regiões de Minas Gerais ( exceto o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro), Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

 

Alerta para temporais também no oeste sul da Bahia, no sul do Piauí, no norte, oeste e sul do Maranhão, no Tocantins, no centro-sul, leste e nordeste do Pará, no centro-sul e leste do Amapá, no sul do Amazonas; no Acre e em Rondônia.

 

Atenção para chuva moderada a forte e com raios no norte e leste de São Paulo, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, na divisa entre Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, no Piauí, leste do Maranhão, centro-oeste e sul do Amapá, região de Santarém, no Pará, no centro-leste e oeste do Amazonas. 

 

O litoral do Rio Grande do Sul, a Serra gaúcha e catarinense e o litoral sul de Santa Catarina também ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes.

 

Atenção para a baixa umidade do ar, com níveis entre 20% e 30%, em todo o oeste dos estados da Região Sul, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e no interior dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e também de Sergipe e de Alagoas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias