Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sonda da Nasa vai pousar em Marte nesta quinta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: NASA / JPL-Caltech

Cerca de 201 dias após o lançamento do Cabo Canaveral, Flórida, o Perseverance rover, o  veículo exploratório Perseverance, da agência espacial dos EUA, deve chegar a solo marciano no final da tarde desta quinta feira, em uma região conhecida como cratera de Jezero.

Além de ampliar os conhecimentos sobre a geologia de Marte, a missão buscará sinais de vida antiga no planeta vermelho.

O Perseverance rover vai pousar em uma cratera que um dia foi base de um lago. e irá coletar amostras. A missão inclui realizar um teste que converte CO₂ em oxigênio.

Além de caracterizar a geologia e o Clima do planeta e preparar o caminho para a exploração humana além da Lua, o rover se concentra na astrobiologia, ou estudo da vida em todo o universo.

A PerseveranCE tem a tarefa de procurar sinais reveladores de que a vida microbiana pode ter vivido em Marte bilhões de anos atrás. Ele coletará amostras de núcleos de rocha em tubos de metal, e as missões futuras retornarão essas amostras à Terra para um estudo mais aprofundado.

Cientistas da missão Marte 2020 acreditam que a cratera Jezero , o local de pouso do Perseverance, pode ser o lar de evidências. Eles sabem que 3,5 bilhões de anos atrás, Jezero era o local de um grande lago, completo com seu próprio delta de rio. Eles acreditam que, embora a água possa ter desaparecido há muito tempo, em algum lugar dentro da cratera de 28 milhas de largura (45 quilômetros de largura), ou talvez ao longo de sua borda de 2.000 pés de altura (610 metros de altura), bioassinaturas (evidência de que a vida uma vez existiu lá) poderia estar esperando.

CRATERAJEZERO

Foto: NASA / JPL-Caltech. Composto por várias imagens alinhadas com precisão da Câmera de Contexto no Mars Reconnaissance Orbiter, este mosaico anotado descreve uma possível rota que o Mars 2020 Perseverance rover poderia tomar através da Cratera de Jezero enquanto investiga vários ambientes antigos que podem ter existido habitável.

"Esperamos que os melhores lugares para procurar bioassinaturas sejam no leito de Jezero ou em sedimentos costeiros que podem estar incrustados com minerais carbonáticos, que são especialmente bons em preservar certos tipos de vida fossilizada na Terra", disse Ken Williford, cientista-assistente do projeto para a missão Mars 2020 Perseverance rover no JPL. “Mas enquanto procuramos por evidências de micróbios antigos em um mundo alienígena antigo, é importante manter a mente aberta.”

O quinto rover da NASA para o quarto planeta do Sol carrega um novo conjunto de instrumentos científicos para construir sobre as descobertas do rover Curiosity da NASA, que descobriu que partes de Marte poderiam ter suportado vida microbiana bilhões de anos atrás.

Saiba mais sobre a missão. Clique aqui