Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como proteger os eletro-eletrônicos dos raios

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

As descargas elétricas atmosféricas que saem das nuvens e chegam ao solo são chamadas de raios. Muitas descargas elétricas que ocorrem na atmosfera ficam apenas entre as nuvens. 

 

O Brasil é o campeão mundial de raios, com quase 78 milhões de raios anualmente, segundo dados do ELAT/INPE. Por aqui, as nuvens de tempestade que provocam os raios podem se formar em qualquer parte do país, em todas as épocas do ano, mas são mais frequentes nos meses de primavera e no verão.

 

Além do risco efetivo de morte de pessoas e animais, os raios são responsáveis por incêndios na superfície terrestre e enormes prejuízos materiais, quando atingem a rede de transmissão e de distribuição de energia. 

 

Raios também se propagam pela rede de energia elétrica e de forma direta ou indireta chegam dentro de nossas casas, que estão cada vez mais cheias de aparelhos elétricos e eletrônicos, que dependem da energia elétrica para funcionar.

 

No país dos raios, como proteger os aparelhos eletro-eletrônicos dos raios que caem nas cidades, mesmo com a proteção de muitos para-raios? E quem mora em lugares isolados, em fazendas, sítios, onde existem poucos ou nem existem para-raios?

 

No dia 28 de junho será celebrado no Brasil o Dia Mundial de Segurança Contra as Descargas Elétricas Atmosféricas. A data está relacionada com um trágico acidente  que ocorreu em Uganda, na África, em junho de 2011. Um raio matou 18 crianças e a professora em uma escola, de uma só vez, deixando outras dezenas de pessoas feridas. 

 

Este episódio do podcast O Clima entre Nós é para alertar sobre o perigo e estragos que os raios podem fazer dentro da sua casa. A lição número zero é: na hora da tempestade, desconecte os aparelhos eletro-eletrônicos da rede elétrica. E cuidado com o excesso de aparelhos ligados em só tomada ou em réguas.

 

A meteorologista Josélia Pegorim conversa com Hélio Sueta, engenheiro e doutor pela Escola Politécnica e pesquisador no Instituto de Energia e Ambiente, ambos da USP, e atualmente secretário da comissão de estudos da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - que trata da proteção contra descargas atmosféricas.

 

Boa escuta e proteja-se!

 

 

 

 

Você pode ouvir todos os episódios do podcast O Clima entre Nós nas principais plataformas de áudio e no site da Climatempo.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias