Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quarta-feira com alerta de temporais no Norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: CBAC - Fotos Públicas - Rio Branco - AC 

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu o estado de calamidade pública em 10 municípios do Acre atingidos por inundações: Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

 

Em Rio Branco, o último balanço do governo estadual a partir das informações da defesa civil do município contabilizava 2,7 mil famílias atingidas, sendo 75 desabrigadas e 129 desalojadas.

 

O nível do Rio Acre recuou 20 centímetros nas últimas 24 horas. A previsão é que amanhã ele retroceda um pouco mais, mas ainda assim fique em 15,19 metros, fora dos 14 metros, mínimo necessário para que as águas voltem para dentro das margens.

 

Previsão e alerta de temporais

 

O calor e a alta umidade do ar presente na atmosfera vão continuar favorecendo o crescimento de nuvens no Norte do Brasil, nos próximos dias. 

 

Nesta quarta-feira, muita instabilidade irá se formar e espalhar nuvens pesadas de chuva no Acre, boa parte do Amazonas, Rondônia sul do Pará, centro-oeste do Tocantins, leste e norte do Amapá. Nestas localidades, o tempo fica bastante instável com alerta para temporais. Nas demais áreas, o sol aparece no decorrer do dia, mas são esperados pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e ventos.    

 

Acumulado de chuva

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de Feijo, no Acre já acumulou 193,2 milímetros de chuva, no período de 01/02 até 9h da manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro.

 

Já, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), informou que nas últimas 24 horas (período entre 15h de ontem (22/02) e 15 h de hoje (23/02), choveu 163 milímetros na estação centro, na cidade acreana de Jordão. 

 

Balanço parcial da chuva de fevereiro de 2021 no BR

 

Com o decreto de calamidade reconhecido, o governo do Acre já pode solicitar recursos federais para ações de socorro e assistência à população e para o restabelecimento de serviços essenciais em áreas afetadas.

 

A Defesa Civil Nacional está apoiando o estado do Acre desde o início da última semana, com a coordenação do monitoramento realizado pelas agências federais responsáveis. 

 

Enfrentamento do desastres naturais

 

O Governo Federal disponibilizou R$ 450 milhões para o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apoiar estados e municípios no enfrentamento aos desastres naturais que vêm ocorrendo pelo País. O crédito extraordinário foi autorizado na noite dessa segunda-feira (22) por meio de Medida Provisória assinada pelo presidente. Os recursos serão destinados a localidades que estão enfrentando desastres, a exemplo dos estados do Acre e de Minas Gerais.

 

O repasse poderá ser utilizado para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, que são coordenadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR. 

 

Veja também: Chuva dificulta acesso ao porto multimodal de grãos no Pará 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias