Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone provoca ventania no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Istock

3 min de leitura

Oferecido por

A presença de um ciclone extratropical atuando em alto-mar, ao largo da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre o sábado (06) e o domingo (7) e a formação de uma frente fria entre o litoral paulista e fluminense vai favorecer a formação de muita instabilidade e bastante chuva nessas regiões.

 

cickone

 

Fim de semana de muita chuva no Sudeste

 

Atuação do ciclone. Entenda

 

O ciclone atua em alto mar, mas influencia o litoral gaúcho e catarinense. Há indicação de rajadas entre 60 e 80km/h no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina. Em alto mar, próximo ao centro de uma baixa pressão o vento é muito forte com rajadas de até 120 km/h o que torna a navegação perigosa. 

 

ciclone3

 

Mar agitado

 

O vento intenso sobre o oceano deixa o mar agitado, principalmente em áreas afastadas da costa, ao largo do litoral gaúcho e catarinense.  A altura das ondas em alto-mar chega a 5 metros.

 

A partir de sábado (06) à tarde, o mar sobe nas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No domingo o mar se agita e a altura das ondas nessa faixa litorânea chega a 2 metros e meio, com ondulação de sudeste, Veja o mapa abaixo:

 

ciclone4

 

 

Na noite de domingo, dia 7, o mar sobe também no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, com ondulação de sul/sudeste.

 

A previsão para a segunda-feira, dia 8, é de mar ainda mais agitado nas praias do Sul e do Sudeste. Nas praias gaúchas, as ondas se aproximam de 3 metros. Na costa sul de Santa Catarina e no Rio de Janeiro, ondas entre 2 e 2,5m. A ondulação do mar na faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro é do quadrante sudeste.

 

ciclone5

 

A partir da terça-feira (9), a altura das ondas diminui em toda a faixa litorânea e também em alto-mar.

 

Leia também: Iceberg do tamanho do Rio de Janeiro se desprendeu da Antártida

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias