Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Verão se despede com calorão no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Noelle Viegas Foletto - Itaquiraí - RS

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Noelle Viegas Foletto - Itaquiraí - RS - Amanhecer em Itaquiraí

 

Depois da passagem de uma frente fria o calorão diminui na Região Sul e a sensação é que deu uma refrescada. Mas, a temperatura vai subir. 

 

Nesta sexta-feira, com o afastamento desta frente fria, apenas o litoral do Paraná fica em alerta para temporal durante a madrugada. No decorrer do dia, a tendência é que a chuva diminua com períodos de sol e chuva de até moderada. Nas no centro-leste de Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, ocorrem pancadas isoladas e no norte paranaense fica em atenção para pancadas de moderada a forte intensidade com raios e ventos.  

 

No Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sul e sudoeste do Paraná, o predomínio é de tempo aberto. O amanhecer ainda será bem fresco na Região. Porém, a tendência é de elevação da temperatura, principalmente no período da tarde.

 

amstx017

Figura mostra a estimativa de temperatura máxima na sexta-feira, 19 de março  

No sábado, o ar seco perde força e uma mudança na circulação dos ventos irá favorecer o aumento da umidade. Será um dia de aquecimento pré-frontal (um dia ou horas antes da chegada de uma frente fria em uma região, o ar esquenta, o calor fica acima do normal). O primeiro dia do Outono será marcado por sol e calorão no Sul do Brasil, com temperaturas próximas de 34 graus no centro-oeste gaúcho.

 

Só não deve chover nas áreas de serra gaúcha e catarinense, no litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. Entre Florianópolis, Vale do Itajaí, Curitiba e litoral do Paraná, sol e chuva rápida. As demais áreas da Região ficam sujeitas as pancadas de chuva isoladas com raios e ventos. 

 

amstx025

Figura mostra a estimativa de temperatura máxima no sábado, 20 de março  

 

Nova frente fria

 

No domingo, as condições do tempo começam a mudar. Uma nova frente fria se forma e o tempo volta a ficar instável em parte do Rio Grande do Sul. Com isso, vamos observar novamente a queda da temperatura. 

 

 

Veja também: Ciclone extratropical avança em alto-mar

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias