Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo terá pancadas de chuva na maior parte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Alessandra Mello - Montenegro - RS

3 min de leitura

Oferecido por

Neste domingo (21), uma frente fria bem organizada avança sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, enquanto uma massa de ar seco ganha força sobre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e estados do Sudeste.

 

As condições da atmosfera favorecem formação de nuvens carregadas sobre Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical volta a intensificar sobre a costa norte do Brasil, aumentando a instabilidade sobre o Amapá e a costa do Pará. Instabilidades tropicais continuam atuando sobre o noroeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

 

mapa-previsao-2103 (1)
 

Condições do tempo para o dia

Neste domingo, uma frente fria deve avançar sobre o estado do Rio Grande do Sul. No extremo sul do estado, é prevista chuva pela manhã e o tempo começa a abrir a partir da tarde. A região central gaúcha fica sob muitas nuvens e chuva a qualquer hora, já o extremo norte e demais estados do Sul têm sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

 

O tempo segue firme na região central da Bahia e entre o norte de Minas até leste de São Paulo e sul do Rio De Janeiro, com chance de névoa e nevoeiro ao amanhecer na região da Zona da Mata Mineira. O dia será de sol e pancadas de chuva nas demais áreas do Sudeste, do Nordeste e em todo o Centro-Oeste. Somente a costa norte do Nordeste e costa do Pará ficam com tempo mais fechado, com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia, por conta da atuação da ZCIT.

 

A previsão também é para pancadas de chuva a qualquer hora do dia na maior parte da região Norte. Apenas o norte de Roraima fica com tempo firme, sem previsão de chuva. O oeste do Amazonas e do Acre ficam com muitas nuvens e chuva em vários momentos. 


Alertas e riscos meteorológicos

A maior parte do Rio Grande do Sul fica em alerta para ocorrência de temporais, com raios, chuva moderada a forte e rajadas de vento devido à passagem de uma frente fria. Risco de temporais também entre a costa norte do Ceará e do Pará, ainda que de forma isolada. Risco de chuva forte também no oeste do Amazonas e do Acre.



Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias