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Navio ainda está encalhado no Canal de Suez

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Um dos maiores navios porta-contêineres do mundo ainda permanece encalhado desde a última terça-feira no canal de Suez , causando um enorme congestionamento de navios nas duas extremidades da artéria comercial internacional. Por enquanto, a navegação no canal está suspensa.

 

O Canal de Suez movimenta cerca de U$ 10 bilhões por dia, 12% do volume do comércio mundial.

 

O Ever Given, de 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento, conhecido como megaship, ficou preso perto da extremidade sul do canal. A Autoridade do Canal de Suez (SCA) disse que a embarcação perdeu a capacidade de direção em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia. 

 

Meteorologistas egípcios disseram que ventos fortes e uma tempestade de areia atingiram a área na terça-feira.

 

Oito rebocadores estavam trabalhando para liberar o navio, bloqueando uma pista chave para o comércio Ásia-Europa, por onde passavam cerca de 50 navios por dia em 2019, de acordo com estatísticas do governo egípcio.

 

As dragas trabalham para remover areia e lama da proa do navio – e elas precisarão mover entre 15 e 20 mil metros cúbicos de areia para atingir uma profundidade de 12 a 16 metros, a qual permitirá que o navio flutue novamente, disse a autoridade responsável pelo canal nesta última quinta-feira (25). Essa quantidade é aproximadamente oito vezes o tamanho de uma piscina olímpica.

 

“Além das dragas, um equipamento de sucção especializado está no local e começará a funcionar em breve. Esta draga pode deslocar 2 mil metros cúbicos de material a cada hora”, disse em um comunicado a empresa Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), que faz o gerenciamento técnico do navio Ever Given.

 

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Foto: SUEZ CANAL AUTHORITY

 

O acidente foi provavelmente devido em parte aos fortes ventos que transformaram os contêineres acima do convés em uma vasta vela que tirou o navio do curso, disse Jamil Sayegh, um ex-capitão e especialista em direito marítimo com experiência na navegação do canal. 

 

“A força gerada pelo vento teria alterado involuntariamente a direção da embarcação”, disse ele.

 

Mas ele acrescentou que o erro humano também pode ter sido um fator, já que os navios atravessam o canal em comboios e nenhum dos navios atrás do Ever Given teve problemas semelhantes. Os navios que passam pelo Suez são obrigados a usar pilotos egípcios para ajudá-los a navegar no trecho, disse ele.

 

Sobre o canal

 

O canal de Suez é uma das vias navegáveis ​​mais importantes do mundo e liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e às rotas de navegação para a Ásia. Tem 120 milhas (190 km) de comprimento, 24 metros (79 pés) de profundidade e 205 metros de largura e pode lidar com dezenas de navios porta-contentores gigantes por dia. Foi ampliado em 2015 para permitir que os navios transitassem nas duas direções simultaneamente, mas apenas em parte da hidrovia.

 

Impacto financeiro no mundo

 

Cada dia que passa tem um custo alto para empresas e países cujo comércio foi interrompido pelo congestionamento dos navios. Cerca de 12% do volume do comércio mundial passa pelo Canal de Suez e movimenta cerca de U$ 10 bilhões (R$ 56 bilhões) por dia em cargas.

 

 

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