Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Ciclone extratropical no fim de semana

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Ciclone extratropical no fim de semana

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Foto: Lionel Wirth - Caxias do Sul - RS

    A sua foto pode ser capa das matérias do site da Climatempo! #fotografeotempo e envie para nós!



    Entre a sexta-feira (9) e o sábado (10) desta semana, temos uma frente fria que avança para o Sul do Brasil. Juntamente com a frente fria uma área de baixa pressão atmosférica se desenvolve como um ciclone extratropical que vai provocar vento e chuva forte no Rio Grande do Sul no fim de semana.

    Entre o sábado (10) e o domingo (11), os modelos meteorológicos estão indicando a intensificação desta área de baixa pressão atmosférica e a formação de um ciclone extratropical.

    Por enquanto há divergências entre os modelos meteorológicos quanto ao posicionamento do centro de baixa pressão e consequentemente da área de formação do ciclone extratropical e quanto à intensidade do sistema.

    Enquanto o GFS, modelo americano, indica o sistema se formando ao largo da costa sul do Rio Grande do Sul e se deslocando para alto-mar na direção leste a partir de domingo, o modelo europeu (ECMWF) indica o ciclone se formando na região do Estuário da Prata e avançando para alto mar a partir de domingo na direção leste/sudeste.

    Além da divergência de posicionamento, há também diferenças na previsão da intensidade do sistema.

    O modelo europeu indica uma significativa queda de pressão entre a manhã de sábado e a manhã de domingo, mais de 24hPa em 24 horas, o que classificaria o sistema como um Ciclone Bomba, já o GFS não indica queda de pressão tão significativa.

    Apesar das divergências, a formação e atuação do ciclone extratropical na região é quase certa e deve ter consequências sobre o Sul e Sudeste do Brasil, como indicado abaixo.


    Chuva forte

    Entre o sábado e domingo a atuação da baixa pressão e transição para ciclone deve provocar chuva forte acompanhada de rajadas de vento no Rio Grande do Sul.

    Vento intenso

    Há previsão de rajadas de vento entre o sábado e domingo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Há previsão de rajadas mais intensas no sul e no leste do estado gaúcho e no sul e leste de Santa Catarina. Nestas áreas as rajadas devem ficar entre 80 e 100km/h.

    Ainda no domingo o vento aumenta de intensidade também na costa do Sudeste. O leste de São Paulo e o Rio De Janeiro devem ter rajadas moderadas a forte, entre 50 e 70km/h.

    Mar agitado

    Com o ciclone provocando vento intenso sobre o oceano há previsão de mar agitado no litoral entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. A Climatempo vai acompanhar a formação destes sistemas nos próximos dias. A previsão é de que as ondas cheguem ao litoral a partir do dia 12, segunda-feira da semana que vem. É alto o risco de ressaca.


    Veja Também: Centro-sul do Brasil deve se preparar para frio nos próximos dias

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias