Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Lionel Wirth - Caxias do Sul - RS

A sua foto pode ser capa das matérias do site da Climatempo! #fotografeotempo e envie para nós!



Entre a sexta-feira (9) e o sábado (10) desta semana, temos uma frente fria que avança para o Sul do Brasil. Juntamente com a frente fria uma área de baixa pressão atmosférica se desenvolve como um ciclone extratropical que vai provocar vento e chuva forte no Rio Grande do Sul no fim de semana.

Entre o sábado (10) e o domingo (11), os modelos meteorológicos estão indicando a intensificação desta área de baixa pressão atmosférica e a formação de um ciclone extratropical.

Por enquanto há divergências entre os modelos meteorológicos quanto ao posicionamento do centro de baixa pressão e consequentemente da área de formação do ciclone extratropical e quanto à intensidade do sistema.

Enquanto o GFS, modelo americano, indica o sistema se formando ao largo da costa sul do Rio Grande do Sul e se deslocando para alto-mar na direção leste a partir de domingo, o modelo europeu (ECMWF) indica o ciclone se formando na região do Estuário da Prata e avançando para alto mar a partir de domingo na direção leste/sudeste.

Além da divergência de posicionamento, há também diferenças na previsão da intensidade do sistema.

O modelo europeu indica uma significativa queda de pressão entre a manhã de sábado e a manhã de domingo, mais de 24hPa em 24 horas, o que classificaria o sistema como um Ciclone Bomba, já o GFS não indica queda de pressão tão significativa.

Apesar das divergências, a formação e atuação do ciclone extratropical na região é quase certa e deve ter consequências sobre o Sul e Sudeste do Brasil, como indicado abaixo.


Chuva forte

Entre o sábado e domingo a atuação da baixa pressão e transição para ciclone deve provocar chuva forte acompanhada de rajadas de vento no Rio Grande do Sul.

Vento intenso

Há previsão de rajadas de vento entre o sábado e domingo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Há previsão de rajadas mais intensas no sul e no leste do estado gaúcho e no sul e leste de Santa Catarina. Nestas áreas as rajadas devem ficar entre 80 e 100km/h.

Ainda no domingo o vento aumenta de intensidade também na costa do Sudeste. O leste de São Paulo e o Rio De Janeiro devem ter rajadas moderadas a forte, entre 50 e 70km/h.

Mar agitado

Com o ciclone provocando vento intenso sobre o oceano há previsão de mar agitado no litoral entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. A Climatempo vai acompanhar a formação destes sistemas nos próximos dias. A previsão é de que as ondas cheguem ao litoral a partir do dia 12, segunda-feira da semana que vem. É alto o risco de ressaca.


Veja Também: Centro-sul do Brasil deve se preparar para frio nos próximos dias

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias