Dia Mundial do Café e o impacto do clima

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A instabilidade na produção de café arábica no Cerrado está cada vez mais presente no cotidiano do cafeicultor brasileiro por causa das mudanças climáticas e da seca. A safra 2020/2021 terá uma redução de 10 milhões de sacas em relação à temporada passada, levando a um prejuízo de R$ 8 bilhões – segundo estimativa da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais.

 

A região, que compreende Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, é mundialmente reconhecida pelo trabalho feito com o café.

 

Para reduzir essa instabilidade, o Consórcio Cerrado das Águas formou uma plataforma colaborativa com o objetivo de restaurar áreas para preservar e conservar o meio ambiente, mitigando os efeitos das mudanças climáticas, como a seca que tem impactado a produção em Minas Gerais: http://cerradodasaguas.org.br/.

 

O projeto funciona no município de Patrocínio, na bacia do córrego Feio. Até 2023 a estratégia é expandir para Serra do Salitre, Monte Carmelo, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, Araguari e Coromandel. Juntos, esses municípios correspondem a 70% da produção de café no Cerrado Mineiro. A ideia é formar corredores ecológicos e alavancar os ganhos de biodiversidade da região como um todo.

 

Curiosidade

 

O Dia Mundial do Café foi criado para homenagear produtores de diferentes países. 

Enquanto esta data não era oficializada, muitos países saíram na frente e criaram seus próprios Dias Nacionais do Café.

 

Aqui no Brasil, por exemplo, ele é celebrado no dia 24 de maio. Já em outros países, isso pode mudar. Quer saber em quais dias eles são celebrados? Confira abaixo:

 

Dias nacionais do café no mundo:

Brasil – 24 de maio
Indonésia – 17 de agosto
Costa Rica – 12 de setembro
Irlanda – 19 de setembro
Alemanha – 24 de setembro
Suíça – 26 de setembro
Estados Unidos, Canadá, Malásia, Etiópia e Inglaterra – 29 de setembro
Japão – 1 de outubro
Filipinas – 21 de outubro
Taiwan – 7 de novembro
Nepal – 17 de novembro

**China celebra o Dia Internacional do Café no começo de abril. A data exata depende do calendário lunar chinês e o do Ano Novo chinês.

 

Fonte: Mexidos e Ideias e centro do comércio de café de MG