Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O impacto da baixa umidade do ar na saúde da população

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Josélia Pegorim - São Paulo - SP

3 min de leitura

Oferecido por

Uma das características típicas do inverno brasileiro em boa parte do território nacional é o predomínio de ar seco no interior do país, dificultando a ocorrência de chuvas.

 

No Sul e Sudeste e também em parte do Centro-Oeste, até ocorrem chuvas, por vezes intensas e passageiras, por causa da passagem de sistemas frontais. Em seguida à passagem de uma frente fria é muito comum que uma massa de ar mais frio e seco perdure por alguns dias, novamente dificultando a ocorrência de chuva. Assim, de modo geral, na maior parte do Brasil inverno é sinônimo de tempo seco. 

 

SP_São-Paulo-por-Jo-Pegorim-7-6-19-ar-seco

Foto: Josélia Pegorim - São Paulo - SP - ar seco

 

Nevoeiro: o que é, onde e como se forma

 

O impacto do ar seco na saúde

 

O ar seco causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no trato respiratório, por ressecar as mucosas. Mucosas ressecadas são mais sensíveis e por isso ficam sujeitas a irritações, principalmente se as coçarmos. Mucosas ressecadas também são mais suscetíveis a microferidas, que as deixam mais vulneráveis à penetração de vírus e bactérias, que podem desenvolver infecções de intensidade variada. Além disso, a maioria dos vírus e bactérias sobrevive por mais tempo em ambiente seco. 

 

gripe

Foto: Istock 

 

Por isso no inverno o contágio de gripes e resfriados é mais comum. Com o ar seco, infecções oportunistas também são mais comuns, como conjuntivites. As doenças alérgicas do trato respiratório também são facilitadas e ambientes mais poeirentos incomodam bastante o nariz e os olhos.

 

Com temperaturas mais elevadas e ar bastante seco, como é o caso de boa parte do interior do país durante o inverno, a sudorese é facilitada e se perde facilmente maior quantidade de líquidos pela transpiração. Desta forma, ao praticar atividades físicas em ambientes secos o risco de desidratação é elevado, causando variações na pressão sanguínea, variação do ritmo cardiorrespiratório, eventuais dores de cabeça e, em casos mais severos, disenteria, desmaios, etc. 

 

Leia também: Outono: época ideal para tratamentos de pele requer cuidados

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias