Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Super Tufão Surigae chega a Categoria 4 na escala Saffir-Simpson

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O Tufão Surigae, que se formou no dia 14 de abril, no Oceano Pacífico Noroeste como uma Tempestade Tropical próximo às ilhas Palau ganhou bastante força no fim de semana chegando à ser um “Super Tufão” de Categoria 4 na Escala Saffir-Simpson de classificação de furacões no sábado.

 

No domingo, começou a perder um pouco de força, mas nesta segunda-feira, 19 de Abril, move-se para noroeste, sustentando ventos máximos de 231km/h, próximo à costa leste das Filipinas, ainda como um poderoso Tufão de Categoria 4.

 

nasa_surigae

Fonte: NOAA

 

 

O alerta segue redobrado para as regiões de Luzon, Visayas, Northern Samar, Eastern Samar, Samar e Mindanao quanto à ocorrência de tempestades severas, com possibilidade de inundações repentinas devido à chuva volumosa, além de vendavais, muitos raios e ondas elevadas no litoral.

 

Nesta terça-feira, 20 de Abril, o Surigae já deve ser rebaixado para Categoria de 3 de Tufões, com ventos máximos de 203km/h, próximo à costa nordeste das Filipinas, mas sem tocar o solo. Mesmo assim, segue o alerta redobrado quanto à ventos fortes, muita chuva e bastante agitação marítima.

 

No dia 22 de abril, o sistema deve perder ainda mais força, virando um Tufão de Categoria 2 e mudando de direção, passando a mover-se para nordeste, se afastando de vez das Filipinas.

 

Conforme avança em direção à águas gradualmente mais frias, Surigae deve ser rebaixado à Categoria 1 de Tufões no dia 23 de abril e à categoria de Tempestade Tropical no dia 24, já bem afastado de qualquer área habitada e não trazendo mais impactos em condições de tempo.

 

Surigae é o tufão é mais forte já registrado para um mês de abril, ultrapassando até o tufão Maysak em 2015, de acordo com o banco de dados de furacões históricos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional.

 

Leia também: Possível ciclone subtropical em formação na costa de SP 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias