1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Rio Grande do Sul com clima de inverno
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio Grande do Sul com clima de inverno

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto por Ana Ferraz de Lima, Porto Alegre/RS

 

Não é de hoje que o Rio Grande do Sul vem registrando temperaturas baixas. A capital Porto Alegre, por exemplo, registrou dois recordes seguidos: na manhã de domingo, a capital teve a manhã mais fria do ano com 7,1°C, mas o recorde durou pouco tempo. Na segunda-feira(31), a cidade teve um novo recorde de menor temperatura de 2021, com 4,6°C, pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET).


Por que este Clima de inverno em pleno outono? 

À medida que caminhamos para o inverno, é normal que as massas de ar frio fiquem cada vez mais intensas e, em alguns casos, as menores temperaturas do ano podem ser registradas no final do outono.

 

No último fim de semana, entre os dias 29 e 30 de maio, uma frente fria avançou pela Região Sul e, além da chuva, trouxe o frio. Na segunda(31), a temperatura mais baixa registrada no Rio Grande do Sul foi de -2,2°C em Vacaria, segundo a estação meteorológica do Epagri/ Ciram.


Como ficam os próximos dias?

O frio perde um pouco de força nesta terça-feira pelo estado. As áreas de geada diminuíram e a capital Porto Alegre não bateu um novo recorde. A mínima na estação convencional do INMET foi de 7,5°C.  Na quarta e na quinta-feira, o frio diminui pela manhã, com mínimas entre 9 e 11°C, mas à tarde o frio aumenta na quinta com máxima apenas de 18°C, podendo ser uma das tardes mais frias do ano na capital. 


Temperatura sobe, mas por pouquíssimo tempo!

As temperaturas se elevam mesmo a partir do fim de semana. Com a mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante norte e traz ventos mais quentes, as máximas se elevam em todo o estado podendo chegar na marca dos 26°C em Porto Alegre. 

 

0506-RS

 

Mas claro que a gangorra das temperaturas logo oscila. Esta elevação das temperaturas é conhecida como "calor pré-frontal", ou seja, as temperaturas costumam subir antes da chegada de uma frente fria.

 

No próprio fim de semana uma nova frente fria avança pelo estado e volta a provocar chuva forte no Rio Grande do Sul. E, logo atrás dela, uma nova massa de ar frio faz as mínimas despencarem novamente. Diferentemente do que foi observado nos últimos, esta massa de ar frio não vai ser tão forte e o frio mais intenso vai se concentrar na região da Campanha gaúcha.

 

0606-RS

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias