Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Florianópolis em alerta para muita chuva nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Florianópolis (SC), por Tatiany Bernardo

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Florianópolis (SC), por Tatyany Bernardo

 

O tempo chuvoso fez com que Florianópolis tivesse a tarde mais fria do ano nesta última segunda-feira. Só que a chuva não vai parar e tende a se intensificar nas próximas 48 horas. Em três dias, a capital catarinense poderá acumular cerca de três vezes mais chuva do que a média normal para todo o mês de junho.


Uma grande massa de ar frio de origem polar, que é um sistema de alta pressão atmosférica, passa pela costa da Região Sul do Brasil até a próxima quinta-feira, 10 de junho. O vento persistente, moderado a forte gerado por esta massa de ar frio vai levar uma grande carga de ar úmido para para o leste catarinense estimulando a formação de muita nebulosidade e chuva 


A previsão é de que o tempo continue chuvoso na região de Florianópolis, em todo o litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí nesta terça-feira, 8 de junho. Em várias horas, a chuva poderá ser volumosa até com forte intensidade. Também há risco de chuva moderada a forte durante a quarta-feira.

 

 

Três vezes a chuva de junho em 3 dias

 

A chuva tende a diminuir na quinta-feira,  mas até lá, a capital catarinense poderá acumular cerca de 200 mm. Isto representa pouco menos do que o triplo da média de chuva normal para um mês de junho, que é de aproximadamente 76 mm, pelas médias Climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia.


Por causa do grande volume de chuva que está sendo esperado para os próximos dias, a população de Florianópolis e do litoral de Santa Catarina deve ficar muito atenta às orientações e avisos da defesa civil do estado. Há risco de alagamentos e outros transtornos causados por grandes volumes de chuva em pouco tempo.

 


Nova frente fria


Durante a quinta-feira 10 de junho, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e passa rapidamente sobre Santa Catarina durante a sexta-feira, 11 de junho. Essa frente fria não deve causar grandes volumes de chuva na região de Florianópolis, porém vai trazer uma forte queda de temperatura para o próximo fim de semana.

 

 

Tarde mais fria do ano em Florianópolis

 

A tarde de 7 de junho foi a mais fria de 2021 até agora em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica automática, localizada em São José, a temperatura máxima foi de apenas 18,1°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima e de tarde mais fria era de 18,2°C, em 30 de maio.

 

Esta segunda-feira, 7 de junho, foi um dia bastante chuvoso em Florianópolis. O céu nublado, a chuva fina e persistente e o vento frio vindo de sul impediram a elevação da temperatura ao longo do dia. Com a temperatura mínima de 16,0°C, a amplitude térmica foi muito pequena, de apenas 2,1C.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias