Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de deslizamento é alto na faixa leste de Santa Catarina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Itajaí - SC - Defesa Civil

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Itajaí - SC - Defesa Civil

 

Um forte sistema de alta pressão no oceano está provocando ventos constantes carregados de umidade no leste de Santa Catarina. As nuvens ganharam reforço de um cavado na média atmosfera. 

 

Apesar da chuva perder intensidade nesta quarta-feira, ainda há condições para precipitação ao longo do dia. Por isso, toda faixa leste de Santa Catarina permanece em alerta, principalmente para o risco de deslizamentos de terra, transbordamentos e alagamentos. 

 

Mar agitado frio e geada 

 

Ao longo desta quinta-feira, o tempo permanece instável na Região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, o alerta de temporais é para o sul e leste do estado, incluindo a região serrana e a capital Florianópolis. O mar segue agitado nas praias do Rio Grande do Sul até o litoral catarinense e não se descarta a ressaca em algumas praias.

 

 

Levantamento da chuva

 

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) no período entre 13h do dia 08 de junho e 13h desta quarta-feira (09) já foram acumulados um total de aproximadamente 145 milímetros na estação Bananal e 138 milímetros, na estação de Ribeirão Pequeno, no município de Laguna. Na estação Brilhante 2 em Itajaí, no mesmo período choveu 133 milímetros. Na estação Rio Tijuca, em Canelinhas, 122 milímetros.

 

De acordo com o último boletim desta quarta-feira, atualizado às 13h50, o Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil de Santa Catarina, informa que continuam em alerta máximo para o risco de deslizamentos a região de Itajaí e Canelinha. A cidade de Antônio Carlos e Camboriú em alerta. Em atenção para o risco de deslizamento está Ilhota, Tijucas, São João Batista. Em observação segue Palhoça, São José, Florianópolis e Biguaçu.

 

Em Canelinha, região da Grande Florianópolis, 146 pessoas estão desabrigadas/desalojadas, sendo aberto abrigo municipal com capacidade para 200 pessoas na Escola Profª Maria De Lourdes Nicolau Zimmermann.

 

Em Brusque, houve deslizamento com queda de muro no bairro Paquetá (apenas danos
materiais). No Bairro Limeira já existem danos à infraestrutura pública (pontilhões), e residências atingidas pelos alagamentos. Equipes da Defesa Civil municipal estão no local para realizar o levantamento. Até o momento, não houve informações de que algum município irá decretar situação de emergência.

 

sc_deslizamento

Foto: Tubarão - SC - Defesa Civil

 

Seca

 

Mesmo com a chuva no estado de Santa Catarina, a situação da estiagem se agrava. De acordo com a Defesa Civil, 80 municípios já decretaram situação de emergência. Ao menos 60 dessas cidades ficam na região Oeste, incluindo Chapecó, Concórdia e Xanxerê.
Conforme o balanço divulgado na última segunda-feira (7), 3% das cidades catarinenses estão com abastecimento de água em estado crítico, 8% em alerta e 26% em estado de atenção.

 

Leia também: São Paulo tem chuva e frio até o fim de semana

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias