Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outono teve chuva abaixo da média em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Foto: Cristian Lourenço/iStock

 

O outono 2021 foi marcado por chuva abaixo do normal na capital paulista, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na estação meteorológica automática do Mirante de Santana, na zona norte da cidade, apenas 21 dias tiveram registro de chuva desde o início da estação, que começou oficialmente no dia 20 de março. O acumulado total de chuva foi de 124,2mm, o que representa somente 52% da média sazonal de referência, que é de aproximadamente 240mm.

 

Além da pouca chuva, o outono 2021 também foi marcado por temperaturas acima da média em São Paulo. A média das temperaturas mínimas registrada na capital paulista foi de 16,1ºC, o que representa 0,8ºC acima do normal. Com 25,3ºC, a média das temperaturas máximas ficou 0,9ºC acima da Climatologia de referência, que é de 24,4ºC.


No decorrer de toda a estação, a maior temperatura registrada na cidade de São Paulo ocorreu em 27 de março, quando os termômetros chegaram a 34,0ºC. A menor temperatura, que é o atual recorde de frio do ano, foi de 10,8ºC em 26 de maio.

 

Na rede de estações meteorológicas do Instituto no estado, os totais de chuva observados ao longo da estação variaram em cerca de 40 mm (nordeste paulista - São Simão) a 550 mm (litoral sul -Iguape). 

 

O inverno começa oficialmente na segunda-feira, dia 21 de junho, à 00h32 (horário de Brasília).

 

Leia também: Inveno 2021 em São Paulo - o que esperar da nova estação

 

 

+ mais notícias