Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alga vermelha é protagonista em solução contra mudança climática

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Fibras de ágar-ágar (Thamires Pontes)

4 min de leitura

Oferecido por

 

Foto:

 

Por Larissa Magalhães/O Mundo Que Queremos


Com a crise climática global, a busca por alternativas e hábitos sustentáveis se torna cada dia mais fundamental para mais pessoas e mercados. Em 2020, a Global Fashion Agenda lançou o relatório Fashion on Climate, que demonstrou os impactos da indústria da moda no Clima mundial.

 

Segundo o relatório, as emissões de gases de efeito estufa desse segmento variam de 3% a 10% do total global e 43% do potencial de redução da emissão desses gases pode se dar pela descarbonização da produção e melhoria da eficiência de processos, como os de fiação e tecelagem. 


Foi pensando na redução desses impactos que a estilista têxtil Thamires Pontes, uma paraibana que trabalha como agente internacional de tecido, resolveu desenvolver uma fibra têxtil orgânica e biodegradável feita a partir de um polímero, o ágar, extraído de algas vermelhas, abundantes no Nordeste brasileiro. Polímeros são macromoléculas resultantes da união de muitas unidades de moléculas pequenas (monômeros). Este, especificamente, já é muito usado em outras indústrias, como a alimentícia e a de cosméticos.


A ideia nasceu no mestrado de Thamires em Têxtil e Moda, na Universidade de São Paulo (USP). Durante a pesquisa, a produção da fibra com o ágar e solventes orgânicos gerou bom resultado físico-químico.

 

A fibra se mostrou resistente e, pela semelhança na aparência com fios de náilon e poliéster, tem potencial para substituir fibras derivadas de petroquímicos não renováveis, que são prejudiciais para o meio ambiente.


Além de ter um baixo valor de mercado, as fibras de ágar são de fácil fabricação, não usam grandes quantidades de recursos naturais como a água, são compostáveis e o seu descarte é consciente. A alga vermelha, de onde o polímero para a produção da fibra é extraído, não precisa ser arrancada da raiz para ser usada. Ela é apenas aparada e três meses depois volta a crescer. 

 

 

Fibra de ágar-ágar em diferentes formas

 


Agora, o projeto busca incentivo e financiamento para viabilizar testes de uso em escala industrial.  


O Fibras de ágar-ágar foi uma das 12 ideias brasileiras finalistas do No Waste Challenge, um desafio para Ação Climática do What Design Can Do em parceria com a Fundação IKEA. Lançada em janeiro de 2021, a competição de design convocou soluções para reduzir o lixo e o desperdício, e repensar toda a linha de produção e ciclo de consumo atuais. O desafio foi aberto a empreendedores criativos de todo o mundo e ofereceu três briefings de design que abordam diferentes aspectos da economia linear "extrair-produzir-descartar". A chamada aberta recebeu 1409 projetos enviados por inovadores de 100 países, sendo 173 do Brasil. Todos os projetos podem ser encontrados na plataforma do Challenge.

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias