Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mudança climática para quem tem de 8 a 80 anos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

O Clima entre Nós: mudança climática para quem tem de 8 a 80 anos

3 min de leitura

Oferecido por

O podcast O Clima entre Nós perguntou para algumas crianças o que elas sabem e pensam sobre mudança climática, aquecimento global e o efeito estufa. Algumas já estão muito sabidas e conseguem fazer as ligações corretas entre causa e efeito desses assuntos. 


De forma geral, as crianças confundem as noções do que é o tempo meteorológico, o clima e uma mudança climática. Mas isto é normal e os adultos também fazem confusão com estes conceitos. Na cabeça dos pequenos, a ideia de aquecimento global parece ser mais acessível do que a de mudança climática.


Thomaz e Bento, de 12 anos, Isabela e Camila, com 11 anos, Tadeu, 6, Artur, 8, Manoela, 7, e Isaac que está com 9 anos agora entrarão na vida adulta daqui a 10 anos. Mas enquanto eles crescem, a atmosfera da Terra vai continuar esquentando. Mesmo se o esforço global conseguir limitar o aquecimento da atmosfera terrestre a 1,5°C até 2030, estas crianças vão entrar na vida adulta com outra Terra e talvez já sem algumas espécies de seres vivos que elas conhecem hoje.

 

Estes lugares podem desaparecer com a elevação do nível do mar


O podcast O Clima entre Nós convidou Pedro Regoto para explicar o tempo, o clima, a mudança climática e o aquecimento global para quem tem de 8 a 80 anos, porque isto afeta a vida de todos. Só que a década de 2020 é crucial para garantir o futuro da biodiversidade para as crianças de agora.


O meteorologista Pedro Regoto é doutorando em Meteorologia e seu foco de estudos é a mudança climática. Participou do projeto para uma publicação internacional, dirigido por membros do IPCC, que procurou “traduzir” os conceitos da mudança climática para crianças. 

 

Você encontra outros episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e no Youtube, sempre com temas que relacionam a Meteorologia com as mais variadas atividades humana e a vida no planeta.


Boa escuta!

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias