Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Incêndios devastam a ilha grega de Evia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Fonte: Fotos Públicas

 

Partes do Mediterrâneo e da Europa central experimentaram temperaturas extremas neste verão, com incêndios florestais causando devastação na Turquia e na Grécia. O incêndio em Evia, a segunda maior ilha da Grécia,  queimou grandes áreas florestais, casas e empresas – forçando milhares a evacuarem por mar para salvar suas vidas.


Esta imagem do Copernicus Sentinel-2 foi capturada ontem em 11 de agosto de 2021 e processada de uma forma que incluiu o canal de infravermelho próximo, que geralmente é usado para destacar a vegetação (visível em vermelho brilhante).

 

A imagem mostra a extensão da área queimada (visível em tons de castanho e verde) na parte norte da ilha que sofreu mais danos, com uma perda estimada de 50 000 hectares.

 

 

Imagem processada pelo satélite Copernicus Sentinel-2/ESA em 11/8/2021 (Fonte: Fotos Públicas)

 


O incêndio, alimentado por ventos fortes, começou em 3 de agosto e ainda está em andamento, com centenas de bombeiros atualmente combatendo as chamas.


A onda de calor fez com que alguns países registrassem sua temperatura mais alta em décadas, com a ilha italiana da Sicília registrando 48,8°C, que pode ser a maior temperatura já registrada na Europa. Incêndios florestais também estão ocorrendo em outras partes da Grécia, Itália, Albânia e Argélia, estimulando ativações no Serviço de Mapeamento de Emergência Copernicus.

 

O serviço de mapeamento usa dados de satélites para ajudar na resposta a desastres como incêndios florestais e inundações.


Créditos: contém dados modificados do Copernicus Sentinel (2021), processados ​​por ESA, CC BY-SA 3.0 IGO

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias