Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

IPCC AR6 WGI: perguntas e respostas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

6 min de leitura

Oferecido por

 Foto: iStock

 

Tire suas dúvidas sobre o que é o relatório sobre o Clima global lançado no começo de agosto de 2021 e sobre a linguagem usada pelo IPCC

 

 

 O que é o IPCC?

 

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas foi criado em dezembro de 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ele é um comitê composto por mais de 1200 de cientistas do mundo inteiro escolhidos pelos governos com a missão de avaliar periodicamente o estado da arte do conhecimento científico sobre as mudanças do clima. Essas avaliações são publicadas periodicamente, na forma dos chamados Relatórios de Avaliação. Os cientistas e os relatórios se distribuem em três grupos de trabalho: o Grupo 1 (WG1), que trata da base física (as causas) das mudanças do clima, o Grupo 2 (WG2), que trata de impactos, vulnerabilidades (as consequências) e adaptação, e o Grupo 3 (WG3), que lida com a mitigação (as soluções).

 

 

Quantos cientistas participam do IPCC?

 

O número varia a cada ciclo de avaliação. O AR6 teve 801 autores e revisores, sendo 21 brasileiros.

 

 

O que é o novo relatório do IPCC?

 

No dia 9 de agosto de 2021, o IPCC mostrou para o público o novo relatório sobre o estado do clima global. 

Em seus 32 anos de existência o IPCC já publicou cinco grandes Relatórios de Avaliação: o FAR (First Assessment Report), em 1990; o SAR (Second Assessment Report), em 1995; o TAR (Third Assessment Report), em 2001; o AR4 (Fourth Assessment Report), em 2007, e o AR5 (Fifth Assessment Report), entre 2013 e 2014, além de uma série de relatórios especiais e outros documentos. Em 2021 começa a ser publicado o sexto relatório, o AR6.

 

Como o objetivo principal do IPCC é informar políticas públicas para combater a mudança do clima, cada Relatório de Avaliação tem um sumário executivo para tomadores de decisão, conhecidos pela sigla SPM (“Summary for Policymakers”). Os sumários são documentos dirigidos para políticos e tomadores de decisões, que resumem as principais conclusões técnicas dos relatórios. O documento lançado no dia 9 de agosto é o SPM do Grupo 1 do AR6, de 38 páginas. Os sumários dos demais grupos serão publicados nos próximos meses.

 

 

 Mudanças Climáticas e o impacto no agronegócio

 

 

Os governos interferem no IPCC?

 

Sim e não. A linguagem dos SPM é negociada nas assembleias do IPCC, das quais participam representantes de governos do mundo inteiro. Por isso os sumários tendem a ser conservadores, porque é preciso ajustar a escrita aos caprichos da diplomacia e às suscetibilidades de cada governo. No entanto, os sumários técnicos e os relatórios não são submetidos aos governos. E, o mais importante, os governos não mudam os dados nem as conclusões do painel – quem dá as cartas é a ciência.

 

 

O IPCC é alarmista?

 

Ao contrário: como reflete o consenso científico e os estudos mais aceitos da literatura, o IPCC tende a ser bastante conservador em seus relatórios, e mais conservador ainda em seus sumários para tomadores de decisão. Um exemplo clássico dessa cautela aconteceu em 2007, no AR4, com os dados sobre nível do mar: embora já houvesse estudos mostrando que o degelo da Antártida e da Groenlândia podia ser mais rápido do que o imaginado e que o mar poderia subir mais de 1 metro até o fim do século, o relatório ficou com uma estimativa mais baixa, 88 cm.

 

 

O que significa a linguagem estatística do IPCC?

 

Como trata de ciência e de cenários para o futuro, o IPCC não pode fazer previsões. Pode, no máximo, dizer qual é a probabilidade de um determinado fato, observação ou fenômeno. Em outras palavras, o painel precisa comunicar as incertezas inerentes a qualquer ciência. Para isso, lança mão de uma classificação estatística onde:

 

  • Virtualmente certo: 99% a 100% de probabilidade
  • Extremamente provável: 95% a 99% de probabilidade
  • Muito provável: 90% a 95% de probabilidade
  • Provável: 66% a 90% de probabilidade
  • Mais provável que improvável: mais de 50% de probabilidade
  • Tão provável quanto improvável: 33% a 66% de probabilidade
  • Improvável: menos de 33% de probabilidade
  • Muito improvável: menos de 10% de probabilidade
  • Extremamente improvável: menos de 5% de probabilidade


O painel também expressa intervalos de confiança no entendimento científico de uma questão. Pense na probabilidade de um mesmo resultado caso um evento se repita dez vezes, por exemplo. Assim:

 

  • Muito alta confiança: 9 em 10 chances
  • Alta confiança: 8 em 10 chances
  • Média confiança: 5 em 10 chances
  • Baixa confiança: 2 em 10 chances
     

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias