Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tsunami: a grande onda que não se vê

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Tsunami: a grande onda que não se vê

4 min de leitura

Oferecido por

O terremoto de 7.2 graus na escala Richter que ocorreu no Haiti, no dia 14 de agosto de 2021, gerou um alerta de tsunami que felizmente não ocorreu. Além do terremoto de grande magnitude, o país sofreu com a chuva torrencial e ventania provocadas por uma tempestade tropical, fenômeno muito comum no Caribe nesta época do ano.


Embora sejam do ambiente marítimo, a previsão de ondas e ressacas é feita pelos meteorologistas. Isso porque a maior parte das ondas que afetam as atividades humanas são geradas por ventos. Mas não o tsunami, a grande e destruidora onda, a “onda do porto”. Porém, muitas vezes é o meteorologista que acaba tendo que explicar, que tirar dúvidas da população em geral sobre os tsunamis.


O que é um tsunami? 

 

É uma grande onda gerada por abalos sísmicos, por uma grande movimentação de massa sobre o oceano. Podem ser originadas por terremotos, a partir da movimentação de placas tectônicas, de explosões de vulcões, ou da queda de uma montanha sobre o mar.  As ondas normais no mar são provocadas pelo vento.

 


Tsunami

 

onda do porto

palavra de origem japonesa: tsu = porto e nami = onda 

 

é a mesma coisa que maremoto

 


Grande onda

 

Tsunami é uma grande onda, mas porque tem um grande comprimento e não uma grande altura. 

 

Em um tsunami, a distância (D) entre duas cristas é de dezenas de quilômetros. Nas ondas comuns, esta distância é de dezenas de metros. Por ser muito extensa, não se consegue ver a segunda crista, não se tem noção de onde está a segunda crista.

 

 

Cristas e cavados de uma série de ondas

 

Os meteorologistas conseguem alertar sobre o risco de ressacas com uma semana de antecedência, mas isto não pode ser feito com um tsunami. 

 

O alerta para a chegada de um tsunami consegue ser dado atualmente com 1 a 2 horas de antecedência. Após o abalo sísmico, os sistemas de alertas para tsunami detectam a chance ou não de ocorrência da grande onda.

 

Quando o alarme de tsunami soa, é porque a grande onda está chegando e as pessoas devem se abrigar em regiões elevadas imediatamente.

 


Mas é possível prever estas as tsunamis? O que é um meteotsunami? Como preparar a população para este tipo de fenômeno? Como a tsunami de Sumatra, em 2004, uma das maiores já observadas, foi detectada também no Brasil?


Para entender melhor sobre os tsunamis, o podcast O Clima entre Nós conversou com  Rogério Candella, oceanógrafo graduado pela Universidade do Estado do Rio De Janeiro, pós graduado pela COPPE/UFRJ e pesquisador do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Marinha do Brasil.

 

Você pode ouvir este e outros episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nos principais agregadores de áudio e no Youtube

 

Boa escuta!

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias