1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Onda de calor atua em grande parte do BR
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Onda de calor atua em grande parte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

calor_onda de calor

4 min de leitura

Oferecido por

A onda de calor que atua sobre o Brasil ainda vai manter as temperaturas elevadas em muitas áreas do país ao longo desta semana. As máximas continuam acima da média para o período e o ar seco chama a atenção com índices muito críticos, principalmente nas áreas centrais do Brasil.

 

Onda de calor persiste

Os próximos dias seguem quentes e com temperaturas bem acima do normal para os padrões desta época do ano em todo Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná. Os dias mais quentes desta semana serão quarta e quinta, dias 25 de 26 de agosto.

Neste período, as máximas ficam entre 35°C e 40°C em muitas cidades do oeste e norte do Paraná e de São Paulo,  em Mato Grosso Grosso do Sul e no estado de Mato Grosso.

 

As capitais de São Paulo e do Rio De Janeiro devem registrar recordes de maior temperatura do inverno. Além disso, a capital paulista pode ter a tarde mais quente do ano de 2021 em pleno inverno! 


Até o momento, a maior temperatura do inverno no Rio de Janeiro é de 34,3°C, no dia 20 de agosto. Já do ano de 2021, o recorde é de 40,2°C, em 30 de janeiro, que não deve ser batido. Em São Paulo, o recorde de maior temperatura do ano de 2021 é de 34,1°C, em  30 de janeiro. Há chance de um novo recorde na cidade.

 

 

Ar seco, qualidade do ar prejudicada e risco de queimadas

A umidade relativa do ar ainda segue muito abaixo do recomendado para a saúde e conforto humano neste período. Valores abaixo dos 20% ainda podem ser registrados por praticamente todo estado de São Paulo, inclusive a capital, sul e oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, oeste da Bahia, sul de Rondônia e interior do Paraná. A situação é de emergência, com valores abaixo de 12% no noroeste e oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso, inclusive a capital Cuiabá e o estado de Mato Grosso do Sul.

 

Confira os índices de criticidade:

 

 

 

A falta de chuva e vento significativo fazem os poluentes ficarem bastante concentrados na atmosfera, o que prejudica a qualidade do ar em muitas regiões do país. Por isso, além da secura, o ar continua muito poluído, podendo agravar problemas respiratórios em muitas pessoas.

 

Ribeirão Pires/SP por Dóris Palma

 

Com a vegetação seca, o risco de queimadas segue elevado no país. Confira o mapa de risco de incêndio!

 

Mudanças no tempo

Aos poucos a chuva já aumenta na Região Sul ao longo desta semana e há previsão de mudanças entre o Sudeste e o Centro-Oeste no fim da semana. Porém, é valido ressaltar que essa frente fria não será generalizada como do fim de julho. 

 

A Região Sul será a mais influenciada. Ao longo desta semana é alto o risco para temporais, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, e esfria bastante, com risco de geada já na sexta-feira em áreas da Campanha Gaúcha. 

 

Volta a chover a partir de quinta-feira em São Paulo e na sexta-feira chove também no Rio de Janeiro. As temperaturas entram em declínio no fim da semana e faz frio na capital paulista durante a sexta-feira.

 

Confira as atualizações ao longo da semana!

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias