Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como surgem as queimadas?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fumaça da queimada em Campos do Jordão. Fonte: Defesa Civil de Campos do Jordão

4 min de leitura

Oferecido por

O Brasil está prestes a alcançar a marca de 100mil focos de queimadas em 2021, liderado pelo estado de Mato Grosso que já registrou 14.052 focos entre 01 de janeiro e 03 de setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O maior aumento aconteceu nos estados da Bahia e de Goiás, com 138% e 137% a mais que no mesmo período do ano passado.

 

Incêndio Florestal

Queimada no Parque do Juquery (SP) em 23/09/21. Foto: Cap PM Robson Mitsuo Munhoz Guenca (Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana).

 

No final do mês de agosto um corredor de umidade que se formou entre o Sudeste e o Centro-Oeste chegou a controlar os focos de queimada na região central do país, mas agora o ar seco voltou a ganhar intensidade e o número de queimadas está aumentando. Só nesta sexta-feira (03) foram mais de 100 focos registrados em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em Goiás.


Mas o que causam as queimadas?


Para que ocorra a combustão é necessário que se tenha 4 elementos: Combustíveis, Comburentes, Oxigênio e Reação em Cadeia, conhecido como Tetraedro do Fogo. Se não houver um desses elementos, o incêndio será controlado.
Com vários dias sem chuva, a umidade do ar e do solo ficam cada vez mais baixas, o que deixa o cenário favorável ao fogo. As bitucas de cigarro jogadas nas rodovias, balões soltos na atmosfera, um pequeno caco de vidro no meio de uma área seca e até a queima para rebrota de pastagem sem o devido acompanhamento são alguns exemplos de fatores que podem fazer a ignição das chamas.


As florestas e as áreas de plantações estão cheias de materiais que pegam fogo com facilidade e qualquer fagulha dá início aos focos de incêndio. Quanto maior o incêndio, mais difícil é o controle.Um dos inimigos do controle de queimadas é o vento, que além de espalhar as chamas para áreas ao redor, consegue transportar fuligem aquecida o suficiente para dar início a um novo ponto de queimada, metros adiante do foco original.

 

Combate às queimadas

Queimada no Parque do Juquery (SP) em 23/09/21. Foto: CP PM Robson Mitsuo Munhoz Guenca (Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana).

 

Quando o incêndio sai do controle, só uma equipe preparada de brigadistas treinados ou o Corpo de Bombeiros é capaz de conter as chamas e até aeronaves são usadas no combate, transportando água para resfriar a região e tentar apagar o fogo. Alguns incêndios podem durar dias até que sejam completamente contidos ou, pior, consumam toda a área vegetada daquela região, como é o caso do incêndio que ocorreu recentemente no Parque do Juquery em Franco da Rocha (SP), onde quase 100% da área foi destruída pelas chamas. Agora vamos entrar em mais um período de atenção com relação ao tempo seco.

 

O risco de queimadas aumenta nos próximos dias

 

Os próximos cinco dias serão de temperaturas em elevação, principalmente no Paraná, nos estados do Sudeste, do Centro-Oeste e no interior do Nordeste. O ar ficará cada vez mais seco e o risco para queimadas aumenta muito. Por volta do dia 09 de setembro uma frente fria consegue avançar para o interior do país, mas até lá não há expectativa de chuva.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias