Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começou com recorde de calor em várias capitais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Brasília/DF, por Paulo de Tarso Ferraz

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Brasília/DF, por Paulo de Tarso Ferraz


O Brasil voltou a esquentar no fim de semana e várias capitais registraram recorde de calor para este ano. A tarde do domingo, 5 de setembro, foi a mais quente de 2021 até agora em Belo Horizonte, Cuiabá, Goiânia e Brasília

 


Recorde calor em Belo Horizonte

 

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o novo recorde de calor para 2021 foi estabelecido no domingo, 5 de setembro, com a temperatura máxima de 33,2°C, conforme medição convencional do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 31,7°C registrado em 1, 7 e 30 de janeiro.

 

Há possibilidade de novo recorde de calor em Belo Horizonte nesta segunda-feira, 6 de setembro.

 


Com mais de 41°C, Cuiabá iguala recorde

 

O INMET registrou (modo  convencional ) 41,2°C em Cuiabá na tarde do domingo, 5 de setembro. Este valor igualou o recorde de calor para 2021 na capital de Mato Grosso, que já havia sido registrado no dia 1 de setembro.

 

O calor será intenso nesta segunda-feira, com temperatura máxima prevista em torno de 40°C, mas não há expectativa de de novo recorde.

 


Recorde de calor em Goiânia

 

A tarde de 5 de setembro foi a mais quente de 2021 até agora em Goiânia, capital de Goiás. A temperatura máxima foi de 37,7°C, pela  medição convencional do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 36,7°C registrado em 26 de agosto.

 

Além do recorde de calor, Goiânia foi a capital mais seca neste domingo, 5, com umidade relativa do ar de 12% às 15 horas

 

Esta segunda-feira será novamente muito quente e seca em Goiânia, mas não deve ocorrer novo recorde.

 


Recorde de calor em Brasília

 

A tarde de 5 de setembro foi a mais quente de 2021 até agora em Brasília, capital federal. O novo recorde de temperatura foi estabelecido com a marca de 32,2°C, pela  medição convencional do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 31,6°C registrado em 26 de agosto

 

A expectativa é que a região de Brasília esquente um pouco mais nesta segunda-feira e um novo recorde de calor poderá ser estabelecido.

 

 

Teresina, capital do Piauí, não bateu o recorde, mas teve uma das tardes mais quentes desde ano, com temperatura máxima de 38,9°C. O recorde atual de calor é de 39,1°C, em 29 de agosto.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias